“O repórter fotográfico tem que andar sempre em condição de disparo, sempre em CD, pronto pra qualquer foto”, ensinou o fotógrafo Epitácio Pessoa, que em 2011 ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Fotografia pela sequência de fotos que salvou a vida de uma pessoa vítima de violência no ano anterior.
Em condição de disparo estava o fotógrafo Oswaldo Jurno na tarde da sexta-feira pré-carnaval de 1974, quando conseguiu fotografar, do carro onde estava, o capotamento de uma Kombi à sua frente na marginal Tietê.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KAXFUQ6WWFGYBDLIFODHXNLHV4.jpg?quality=80&auth=904db96224e0aca9287603a07745283918b979bc3361dac7069ae65752f60f09&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KAXFUQ6WWFGYBDLIFODHXNLHV4.jpg?quality=80&auth=904db96224e0aca9287603a07745283918b979bc3361dac7069ae65752f60f09&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KAXFUQ6WWFGYBDLIFODHXNLHV4.jpg?quality=80&auth=904db96224e0aca9287603a07745283918b979bc3361dac7069ae65752f60f09&width=1200 1322w)
A sequência de oito imagens feita por Oswaldo Jurno foi publicada no dia seguinte na capa do Jornal da Tarde, que usou a criatividade para fazer uma brincadeira semiótica com o título principal da manchete, “Tudo o que você pode fazer neste carnaval”, e o título da notícia do capotamento, “Siga a sequência: a história esta nas fotos.”
Siga a sequência: a história está nessas fotos
Marginal do Tietê, 16h10min de ontem: Waldemar de Souza dirige a Kombi da fábrica de máquinas Naemashinen em direção à Lapa. Atrás, uma carreta da Transpesca, dirigida por Alcides Marian. 16h11min: perto do rio Pequiri, Alcides Marian dá o sinal: vai entrar à direita. A manobra é mal feita e a carreta bate de leve na Kombi, que rodopia e capota cinco vezes. Os que vêm atrás param seus carros. E Waldemar, o motorista, deixa a Kombi, assustado, sem ferimentos graves (Fotos de Oswaldo Jurno.)
Jornal da Tarde - 23 de feveireiro de 1974
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Jornal da Tarde
Por 46 anos [de 4 de janeiro de 1966 a 31 de outubro de 2012] o Jornal da Tarde deixou sua marca na imprensa brasileira. Neste blog são mostradas algumas das capas e páginas marcantes dessa publicação do Grupo Estado que protagonizou uma história de inovações gráficas e de linguagem no jornalismo. Um exemplo é a histórica capa do menino chorando após a derrota da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, na Espanha.