Toronto para brasileiros pode ser o começo da descoberta desse enorme país. Para fazer turismo ou intercâmbio no Canadá, muitos viajantes chegam pela metrópole. Sua popularidade somada ao fato de ser a capital da província de Ontario leva um tanto de gente a achar que Toronto é a capital do Canadá (não, ela é a cidade de Ottawa).
__________
Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Toronto, de Montréal e de Vancouver e confira ainda hotéis em Toronto e hotéis em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá e comidas típicas do Canadá.
__________
A maior cidade do Canadá é o destino mais visitado do país; em torno de 25 milhões de pessoas por ano, entre canadenses e estrangeiros. É mesmo um bom cartão de visitas para se entender como é o Canadá -- e brasileiros podem aproveitar que a autorização eletrônica de viagem, a eTA Canadá, já está valendo e significa isenção de visto canadense para muita gente. O Toronto Pearson International Airport é o aeroporto mais movimentado do país e o hub da Air Canada, por isso, também ponto de chegada de turistas do Brasil.

Lugar de pontos turísticos do Canadá -- o mais falado entre brasileiros é certamente a CN Tower, icônica torre que surge em vários ângulos no horizonte da metrópole --, Toronto fica a aproximadamente 130 quilômetros das Niagara Falls. Dá para fazer um bate-volta às Cataratas de Niágara e visita às vinícolas perto de Toronto, na vizinha Niagara-on-the-Lake. Lá, se destaca a produção de icewine do Canadá, vinho de uvas congeladas.

Toronto é a 16ª cidade em qualidade de vida no mundo, de acordo com o 2018 Quality of Living, ranking divulgado pela empresa de consultoria Mercer, com 231 cidades do planeta.
__________
Leia toda a série sobre O que fazer em Toronto:
.Cultura e arte em Toronto: museus e bairros na maior cidade do Canadá
.Gastronomia em Toronto: onde comer e o que provar na cidade do Canadá
.Compras em Toronto: do Eaton Centre a lojas de marca com desconto
.Da CN Tower a outros pontos turísticos de Toronto: a paisagem urbana
.Festival de Cinema de Toronto, esporte e a frenética Yonge-Dundas Square
__________
Imigrantes em Toronto, uma cidade multicultural
A população de Toronto é de cerca de 6,3 milhões de habitantes, incluindo a área metropolitana, de acordo com dados de 2016 do Statistics Canada, órgão que levanta e estuda as estatísticas do país. Desse total, uns 3 milhões vivem na cidade em si, sendo que metade dessas pessoas nasceu fora do Canadá. Uma mistura interessante que se reflete na paisagem urbana, nos costumes e no cenário multicultural de que se orgulha o torontonian, nome dado a quem nasce ou mora na metrópole canadense.
Perfil eclético facilmente percebido num passeio do colorido Kensington Market à sofisticada Yorkville, ou do Entertainment District (ponto central do Festival de Cinema de Toronto, realizado em setembro) à histórica e movimentada Union Station, ligação entre metrô, trem e UP Express (conexão com o aeroporto internacional).


Riqueza que atrai e comporta viajantes de qualquer idade. É possível aproveitar Toronto com crianças, por exemplo. Para que a garotada conheça os atrativos e fique ainda mais curiosa para visitá-los, o Tourism Toronto, órgão que divulga o destino canadense, criou até um site de Toronto para criança, descolado e com estilo infantil. O que fazer em Toronto, então, é mera decisão do enfoque que se busca. Seja de férias ou para intercâmbio no Canadá (a cidade tem muita escola de inglês e ainda a famosa Universidade de Toronto), para curtir uma temporada de verão ou aproveitar a neve de Toronto no inverno, sobram opções de roteiro.
Já estive lá em todas as estações, do alto verão à época de frio -- assim foi na minha viagem mais recente à metrópole, a convite da Ontario Tourism, responsável pela divulgação turística da província de Ontario. A cidade muda completamente, de acordo com o período. No meio do ano, na alta temporada turística, a patinação no gelo na Nathan Phillips Square (diante do prédio da antiga prefeitura) dá lugar aos cafés com floridas varandas.

De casaco ou camiseta; dentro de um bonde em Chinatown, a bordo de um barco no Lake Ontario, entre prédios espelhados que refletem os raios do sol e a pontiaguda CN Tower, diante das vitrines da Hudson Bay e da Saks Fifth Avenue ou embaixo da cidade nos caminhos traçados pelo Path de Toronto, se mantém interessante ao olhar do visitante. É apostar, então, num estilo ou decidir juntar todos numa só viagem, com um pouquinho (ou muito) disso ou daquilo. O gostoso é aproveitar a possibilidade de encontrar na maior cidade do Canadá tudo de uma vez: cultura, gastronomia, compras, paisagem e entretenimento.

* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube