PUBLICIDADE

Telefônica registra 2a pane em telefonia fixa em SP

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Os serviços de telefonia fixa da Telefônica em São Paulo apresentaram interrupções nesta terça-feira, três meses depois que uma pane na rede causada por falha humana deixou telefones mudos no Estado. Algumas chamadas para números fixos e celulares não se completavam, em dia em que a capital foi atingida por forte chuva. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda está apurando o número de usuários e as regiões afetadas, mas adiantou que os usuários atingidos deverão ser ressarcidos pela Telefônica. Assim como a agência, a operadora informou por meio de nota que está investigando o motivo das instabilidades no sistema, que foram registradas entre 11 horas e 12h10. A Anatel, por sua vez, informou que a pane teve início por volta das 10h30 e o sistema só foi restabelecido às 14 horas. A Telefônica informou no comunicado que "um conjunto de oscilações na rede de serviço de voz provocou dificuldades no completamento de chamadas para usuários da capital e cidades da Grande São Paulo". O serviço na rede de voz, conforme a companhia, foi normalizado às 12h10, "havendo situações de instabilidade localizadas em uma pequena parcela de clientes residenciais, serviços 0800 e alguns clientes empresariais". Serviços para o interior e litoral de São Paulo e o serviço de banda larga Speedy não foram afetados, segundo a Telefônica. FALHA HUMANA A falha ocorrida em 9 de junho foi causada por um erro cometido por uma equipe terceirizada de serviços contratada pela empresa. A Telefônica tem cerca de 11,6 milhões de linhas em serviço em São Paulo e, na ocasião, a Anatel informou que seguia "com extrema preocupação" os problemas na rede da empresa. A agência acabou abrindo um procedimento administrativo após a pane de junho que pode culminar com uma sanção futura. Não há prazo previsto para uma conclusão da avaliação dos problemas, informou a assessoria de imprensa da autarquia. A interrupção no serviço fixo desta terça-feira acontece pouco depois de a operadora ter recebido permissão da Anatel para voltar a vender acesso rápido à Internet, que havia sido suspenso no final de junho pela agência após uma série de interrupções ocorridas nos meses anteriores. A permissão foi concedida depois que a empresa realizou medidas de estabilização do serviço e ampliação da capacidade de rede. (Por Alberto Alerigi Jr. e Stella Fontes)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.