PUBLICIDADE

Ibama autoriza construção de base de foguete ucraniano no Maranhão

Primeiro foguete para serviços de lançamento de satélites tem previsão para ser lançado em 2011

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou na semana passada uma licença prévia para a construção do Centro de Lançamento para o foguete Cyclone-4, em Alcântara, localizado no Maranhão.

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13, permitindo que a Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) comece a escolha da empresa que fará a obra, segundo informações da ACS. A licença prévia, esperada havia cerca de seis meses, dá continuidade ao acordo entre o Brasil e a Ucrânia.

 

Após o início das obras, a ACS vai necessitar de outras licenças, a permanente de instalação, que requer uma avaliação sobre os impactos socioambientais da instalação da ACS, e por último a de funcionamento, segundo a ACS. A previsão é a de que já em 2011 o primeiro foguete para serviços de lançamento de satélites seja lançado, segundo a empresa.

 

O regime de cooperação entre o Brasil e a Ucrânia estabelece ainda que os dois países devem integralizar o capital da empresa até um total de US$ 105 milhões. Em reunião realizada em Kiev, capital da Ucrânia, em junho de 2008, decidiu-se por aumentar o capital da empresa para US$ 375 milhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.