PUBLICIDADE

Ainda dá tempo de decorar para o Natal: veja 3 enfeites sustentáveis e criativos para fazer em casa

Conheça opções e saiba como usar adornos feitos com materiais biodegradáveis que não causam danos ao meio ambiente em ideias originais, como frutas desidratadas

Por Marcelo Gomes Lima

Todos os anos, toneladas de enfeites de Natal são descartados de forma inadequada, causando sérios danos ao meio-ambiente. Existem, no entanto, boas opções para quem pretende celebrar a data de maneira mais sustentável. Elaborar enfeites com frutas cítricas desidratadas, por exemplo, é uma alternativa de efeito e bastante acessível. O que nesta época do ano, em função dos gastos com festas e presentes, a torna ainda mais atraente.

PUBLICIDADE

“Comecei por cortar laranjas em fatias com cerca de 13 mm de espessura. Depois coloquei as lascas em uma forma e as levei ao forno para secar em temperatura baixa, em torno de 150°C. Quando percebi que já estavam no ponto, foi só esperar esfriar”, explica a arquiteta Flávia Campos (@flaviacampos.arq). Uma das três convidadas que, a pedido do Estadão, elaboraram adornos natalinos biodegradáveis, com base em frutas dessecadas.

“O que achei mais legal no processo foi que consegui envolver meu filho Luca, de dois anos e meio, em todas as etapas da montagem: da compra e secagem das frutas à colocação das velas. E, o mais interessante é que ele logo ligou o enfeite ao Natal “, conta ela. “Como elementos complementares, pensei em galhos de alecrim e folhas de eucalipto. E, para completar, polvilhei grãos de romãs, trazendo um pouco do tradicional vermelho natalino”.

Enfeites utilizam material sustentável e reutilizável para o Natal 2023 Foto: Tiago Queiroz/Estadão; Realiza Network/Vitor Jucá; Taba Benedicto/Estadão

O antigo costume italiano de pendurar guirlandas de louro na cozinha, tanto para acesso fácil na hora de preparar os pratos, quanto para afastar o mau agouro, inspirou a produtora visual Virginia Lamarco (@virgnialamarco) na confecção de sua guirlanda de laranjas desidratadas. “Pensei na cozinha da minha avó. E, como a ideia era fazer algo sustentável, essa guirlanda é ideal: terminado o Natal, ela pode ser quase toda consumida”, explica.

Fiel à proposta, paus de canela e pimentas redondas também vieram a compor o adorno, que traz camadas de laranjas e louro intercalados, antevendo também um futuro uso culinário. “A canela, além de se relacionar aos pratos natalinos, também ajuda a perfumar o ambiente”, afirma a produtora. “É tudo muito simples, mas, ao mesmo tempo, cheio de significados. Como eram os natais em família da minha infância”, resume Virginia.

Versáteis e originais, como era de se esperar, laranjas dessecadas – assim como limões –, podem render bons frutos quando transformados em enfeites para a árvore de Natal. Especialmente se ela for natural, como o modelo que adorna a sala de estar da casa da arquiteta Simone Saccab, (@si_saccab). “Como são translúcidas, as lascas quando atravessadas pela luz ficam ainda mais expressivas e cintilantes”, observa ela.

Aprenda a fazer os enfeites de Natal

  • Guirlanda

Publicidade

Além das rodelas de laranja desidratadas, você vai precisar de cerca de um metro de arame resistente, folhas de louro, paus de canela e pimentas biquinho. Comece por dar um nó em uma das extremidades do fio. Em seguida, como se fosse uma agulha, comece a intercalar, camadas de laranjas, louro, canela e pimentas, por toda sua extensão. Quando estiver completo, é só dar formato redondo ao arame e arrematar com um laço.

A produtora visual Virginia Lamarco pendura a guirlanda na porta de seu apartamento Foto: Taba Benedicto/ Estad
  • Centro de mesa

Comece por espalhar folhas de louro, além de galhos de alecrim e de eucalipto, ervas reconhecidamente aromáticas, diretamente sobre a superfície da mesa. Em seguida, posicione três velas de altura variável – uma delas revestida por fios de sisal para criar contraste – no centro da composição. Termine por espalhar as lascas de laranja secas e algumas fisális, em torno do conjunto e complete com paus de canela e grãos de romã.

A arquiteta Flávia Campos e o centro de mesa natalino que desenvolveu com seu filho Luca Foto: Realiza Network / Vitor Jucá

PUBLICIDADE

  • Enfeite para a árvore

As laranjas dessecadas podem ser dispostas diretamente sobre a árvore. Fure a área próxima à casca com um palito e, através do orifício, passe um pequeno pedaço de barbante, sisal ou fita. Dê um laço e o enfeite está pronto para ser pendurado. Para variar, se a fruta tiver uma casca resistente, é possível criar um segundo tipo de ornamento. Basta pendurar uma rodela de outra cor ou tipo, na extremidade da primeira.

A arquiteta Simone Saccab, ao lado da sua árvore de Natal decorada com laranjas desidratadas Foto: Tiago Queiroz

Por fim, segundo as profissionais, terminado o Natal, você não precisa, necessariamente, descartar as frutas desidratadas empregadas na confecção de seus enfeites. Basta acondicionar o material em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, com um pouco de arroz no fundo para absorver a umidade, e elas podem durar anos. Portanto, mãos à obra. E boas festas!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.