PUBLICIDADE

‘Avante, Vingadores’: Exposição imersiva coloca fãs da Marvel em centro de treinamento de heróis

Experiência traz réplicas de figurino, armas, além de espaços onde se sentir um Vingador, além de garantir muitas fotos e vídeos para as redes sociais

Foto do author Daniel Silveira
Por Daniel Silveira
Atualização:

Fãs da Marvel e do seu universo cinematográfico podem conferir a partir desta quinta-feira, 4, a exposição imersiva Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N., no Parque Villa-Lobos. Com cerca de 3 mil metros quadrados, o espaço é como um “centro de treinamento” dos Vingadores para novos recrutas - inclusive é exatamente assim que os visitantes são chamados pelos monitores.

Exposição imersiva dos Vingadores traz o Universo Cinematográfico Marvel para o Parque Villa Lobos. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A experiência imersiva permite aos visitantes ver objetos dos lançamentos dos filmes da Marvel, algumas peças são as mesmas usadas nos filmes, como a roupa do Capitão América. Principalmente para quem acompanha o MCU desde a sua primeira fase, esta pode ser uma forma de se sentir mais próximo dos personagens amados. Atenção, este texto contém spoilers.

O que dá para ver?

A imersão no universo começa já na primeira sala. Depois de passar por um túnel muito bem iluminado, cada visitante é convidado a fazer uma foto em um fundo verde. Essa foto será resgatada pelo “recruta” ao final da visita. Depois disso, somos convidados a uma antessala em que é explicado o que estamos fazendo ali: participando de um treinamento que nos dirá, ao final, se estamos aptos ou não para ajudar os Vingadores a salvar o planeta.

PUBLICIDADE

Depois disso, a exposição é dividida em setores, cada um dedicado a um ou mais heróis. O primeiro deles, obviamente é o Capitão América. Na sala, dá para ver o uniforme, escudos para registrar a experiência, além de uma moto em um túnel de vento.

Na sequência, somos convidados ao laboratório do Doutor Bruce Banner. Ali, entendemos como funciona a transformação do cientista em Hulk, uma tela mostra como seria o herói em tamanho real. Dá para brincar e fazer o boneco da tela fazer alguns movimentos. Também é possível compreender as modificações que ocorrem no cérebro durante a transformação. A mesma sala guarda o uniforme do Homem-Formiga, além de mais telas contando a história dele e da Vespa. Cuidado para não pisar nas formigas...

Um Thanos sentado em seu trono também está na mostra. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A sala seguinte é dedicada a um dos mais famosos heróis da Marvel, o Homem de Ferro. O espaço é um dos maiores, tem nove réplicas de exoesqueletos, três cabines de jogos onde é possível lutar como se fosse Tony Stark usando a versão da armadura construída para enfrentar Hulk em Era de Ultron.

Mais adiante, uma pequena sala guarda o martelo de Thor. Dá para tentar retirá-lo, mas é possível que apenas o herói seja capaz de fazê-lo. É uma das mais pobres em questão de material. A próxima sala é dedicada ao Pantera Negra e ao reino de Wakanda. Mais vestimentas podem ser vistas aqui.

Publicidade

Na sequência, uma sala conjunta dedicada a outros heróis: Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Visão, Feiticeira Escarlate, Falcão, Capitã Marvel. Na próxima etapa vemos os vilões. Um Thanos repousa em um trono. O passeio é encerrado em um “centro de treinamento” em que os recrutas “enfrentam” Ultron em uma batalha para garantir se estão aptos a se juntarem aos Vingadores.

O circuito completo dura em torno de uma hora - variando a depender de quanto tempo você levar lendo as informações, fotografando, fazendo vídeos para as redes sociais. Todos os ambientes são favoráveis a isso. Afinal, quem não quer fazer stories tentando tirar o martelo de Thor do chão? Ou posar com o escudo do Capitão América?

A exposição não tem nem lembrança e não faz sequer menção a outro famoso herói da Marvel, o Homem-Aranha. Nem na lojinha depois do circuito é possível encontrar produtos do “miranha”. Uma explicação possível é por conta dos direitos autorais serem da Sony.

A exposição é inédita ao Brasil, mas já passou por Londres, Nova York, Seul, Paris, Singapura, China, Las Vegas, Toronto e Índia. São Paulo é a segunda cidade da América Latina a receber a experiência imersiva, a primeira foi Santiago, no Chile.

Os ingressos podem ser comprados no site da exposição e custam entre R$ 54 e R$ 144, incluindo taxas. A Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N. pode ser vista no Parque Villa-Lobos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.