Documentários podem ser criativos, informativos e/ou analíticos. Os melhores somam essas vertentes, que se alimentam e iluminam entre si.
Daniela. 'Não foi só assistir, foi reviver tudo'. Foto: Divulgação/Macaco Gordo
Axé music faz aniversário. Veja 20 músicas que nunca saíram da sua cabeça
1 / 20Axé music faz aniversário. Veja 20 músicas que nunca saíram da sua cabeça
Aniversário do axé
Gênero que redefiniu a música pop brasileira, o axé music completa 32 anos em 2017. Para celebrar a data, no próximo dia 19 de janeiro, chega aos cine... Foto: ReproduçãoMais
1 - Luiz Caldas - Fricote
'Nega do cabelo duro. Que não gosta de pentear. Quando passa na baixa do tubo. O negão começa a gritar. Pega ela aí, pega ela aí. Pra que? Pra passar ... Foto: ReproduçãoMais
2 - Sarajane - A Roda
'Vamos abrir a roda. Enlarguecer. Tá ficando apertadinha, por favor. Abre a rodinha, por favor. Abre a rodinha, por favor. Abre a rodinha' Foto: Reprodução
3 - Banda Reflexu's - Madagascar Olodum
'Madagascar, ilha, ilha do amor. Madagascar, ilha, ilha do amor. Madagascar, ilha, ilha do amor. Madagascar, ilha, ilha do amor' Foto: Reprodução
5 - Banda Mel - Prefixo de Verão
'Ae, ae, ae, AE. Ei, ei, ei, ei. Oô, oô, oô, oô, oô, oô, o. Quando você chegar. Quando você chegar. Quando você chegar. Numa nova estação. Te espero n... Foto: ReproduçãoMais
6 - Timbalada - Beija Flor
'Eu fui embora. Meu amor chorou. Eu fui embora. Meu amor chorou. Eu fui embora. Meu amor chorou. Eu fui embora. Meu amor chorou. Vou voltar. Eu vou na... Foto: ReproduçãoMais
7 - Gerasamba/É o Tchan - Pau que Nasce Torto
'Pau que nasce torto. Nunca se endireita. Menina que requebra. A mãe pega na cabeça. Pau que nasce torto nunca se endireita. Menina que requebra. A mã... Foto: ReproduçãoMais
8 - Banda Eva - Beleza Rara
'Hoje sou feliz e canto. Só por causa de você. Hoje sou feliz, feliz e canto. Só porque amo, amor, você' Foto: Reprodução
9 - Netinho - Mila
'Ô Milla!. Mil e uma noites. De amor com você. Na praia, num barco. No farol apagado. Num moinho abandonado. Em Mar Grande alto astral' Foto: Reprodução
10 - Cheiro de Amor - Vai sacudir, vai abalar
'Vai sacudir. Vai abalar. Quando o meu amor passar. Explode coração. É muita emoção no ar (Mas vai)' Foto: Reprodução
11 - Banda Eva - Eva
'Minha pequena Eva (Eva). O nosso amor na última astronave (Eva). Além do infinito eu vou voar. Sozinho com você. E voando bem alto (Eva). Me abraça p... Foto: ReproduçãoMais
12 - Araketu - Pipoca
'O Araketu, o Araketu quando toca. Deixa todo mundo. Pulando que nem pipoca' Foto: Reprodução
13 - Chiclete com Banana - Diga que Valeu
'Então diga que valeu. O nosso amor valeu demais. Foi lindo, ficou pra trás. Então diga que valeu. O nosso amor valeu demais. Que pena, ficou pra trás... Foto: ReproduçãoMais
14 - Daniela Mercury - O Canto da Cidade
'A cor dessa cidade sou eu. O canto dessa cidade é meu. A cor dessa cidade sou eu. O canto dessa cidade é meu' Foto: Reprodução
15 - Terra Samba - Liberar Geral
'Nada mal! Curtir o Terra Samba. Não é nada mal. Que legal! Só entrar no clima. E liberar geral' Foto: Reprodução
16 - Asa de Águia - Dança da Manivela
'Eu fui perguntar pra ela meu amor. Se a dança da manivela ela topou. Eu fui perguntar pra ela meu amor. Se a dança da manivela ela topou. Dizendo que... Foto: ReproduçãoMais
17 - Banda Beijo - Bate Lata
'Quer aprender. Pegue a latinha e bate uma na outra. Tchá-tchá, tchá-tchá. Segure o reggae. Não sossegue. Se entregue a essa viagem louca' Foto: Reprodução
'Eu Falei Faraó êeeee Faraó. Eu Clamo Olodum Pelourinho êeeee Faraó. É Pirâmide Da Paz e Do Egito' Foto: Reprodução
20 - Araketu - Mal Acostumado
'Mal acostumado. Você me deixou. Mal acostumado. Com o seu amor. Então volta. Traz de volta meu sorriso. Sem você não posso ser feliz' Foto: Reprodução
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Quando ficou claro que só Coutinho sabia fazer um filme à maneira de Coutinho, houve uma mudança de rumos e o documentário brasileiro, se não abandonou de todo a entrevista, passou a investir em outras técnicas, em especial a observação e, muitas vezes, a participação do diretor naquilo que está filmando, forma de questionar a “objetividade” daquilo que está sendo registrado.
De certa forma, Axé é um documentário à moda antiga. E contém todos os seus vícios. A começar por essa discutível noção de objetividade, que seria garantida pela multiplicação de vozes a prestar depoimentos. A falta de contradições internas parece dizer que o filme não deseja indispor-se com ninguém. Todos devem ter seu espaço e será preciso dar impressão de que o discurso é uno e sem dissonâncias. Em meio às vozes do axé, buscam-se critérios de autoridade na palavra dos dois baianos acima do bem e do mal - Caetano Veloso e Gilberto Gil. Funcionariam como traços de união de discursos fragmentários, conferindo legitimidade a um gênero musical que, se foi de fato grande sucesso de público, não passou incólume a críticas e detratores. Por exemplo, ao se tornar dominante, que efeito teria o axé sobre manifestações musicais brasileiras mais sofisticadas? Outro ponto a ser explorado: o branqueamento da axé music, que passa de manifestações afro-baianas a uma tipologia mais aceita pela classe média, mais domesticada e menos vista como agressiva. São temas que poderiam ser mais explorados caso o filme desejasse ser mais que mera homenagem a um gênero e seus cultores.
Mas, para fazer isso, precisaria adotar um ponto de vista, o do autor, e não diluí-lo entre seus inúmeros depoentes. Falta-lhe esse norte, essa bússola autoral. Além do mais, há esse pecado capital para um documentário musical: não se ouve, a não ser durante a apresentação dos créditos finais, uma única composição inteira ao longo do filme. A presença de música seria importante porque, afinal, o espectador pode ficar curioso em saber como o axé surgiu e no que se transformou ao longo do tempo. E isso não se faz com discursos, mas com a simples exposição musical das mudanças. Não à toa um documentário excelente como Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra, desvenda o mundo dos festivais e o contexto político e social que lhe dava sentido através da mera apresentação dos números musicais. Sem falar no sublime atingido por A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira e Dora Jobim, que ilumina o universo do maestro e do Rio de sua época sem qualquer depoimento. Apenas música e imagens. Ressalvas feitas, Axé cumpre seu papel informativo, embora essa informação não seja depurada ou contextualizada. Alternando redundância e bons momentos, falta-lhe eixo, um pensamento sobre o assunto; em suma, a posição do autor, que lhe daria um sentido passível de ser discutido, é a maior ausência.