PUBLICIDADE

Festival de Cannes: ‘Anora’, de Sean Baker, ganha Palma de Ouro; veja lista de vencedores em 2024

Prêmio do júri e o de atuação feminina foram dados a ‘Emilia Perez’; cineasta iraniano Mohammad Rasoulof levou prêmio especial

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Festival de Cannes chegou ao fim neste sábado, 25, com o anúncio da lista de vencedores e o ganhador da Palma de Ouro em 2024: Anora, do estadunidense Sean Baker.

Sean Baker, diretor que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2024 pelo filme 'Anora' Foto: Stephane Mahe/REUTERS

Do que se trata Anora, filme que venceu a Palma de Ouro em Cannes

PUBLICIDADE

O filme tem 2h18 de duração e a seguinte sinopse: “Anora, uma jovem trabalhadora do sexo do Brooklyn, ganha sua chance de uma história de Cinderella quando conhece e impulsivamente se casa com o filho de um oligarca. Quando a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado enquanto seus sogros vão a Nova York para anular o casamento”.

Sean Baker é conhecido por retratar trabalhadores do sexo em seus filmes mais recentes - alguns exibidos em Cannes, como The Florida Project (2017), protagonizado Por Willem Dafoe, e Red Rocket (2021). Entre outros de seus trabalhos de destaque estão Starlet (2012), com o qual venceu o Spirit Awards, e Tangerine (2015), exibido em Sundance.

Durante as entrevistas para o festival, chegou a abordar o tema, segundo a AFP: “Estamos todos fascinados pelo mundo do trabalho sexual. Está bem na nossa frente, queiramos vê-lo ou não. Não é piada, da minha cozinha eu posso literalmente ver o interior de uma casa de massagens.”

Karla Sofia Gascon, George Lucas, Sean Baker, Coralie Fargeat, Mohammad Rasoulof, Ullmann Tondel e Greta Gerwig durante a cerimônia de divulgação de vencedores do Festival de Cannes em 2024 Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS

Ele destaca, porém, que busca por personagens imperfeitos, portadores de problemas mundanos: “Não posso simplesmente fazer - e perdoem minha expressão - uma história de ‘prostituta com o coração de ouro’”. Clique aqui para ler mais sobre a carreira de Sean Baker.

Outros destaques do Festival de Cannes em 2024

Miguel Gomes levou a melhor como diretor com o Prix de la Mise en scène por Grand Tour. O Grand Prix do Festival de Cannes ficou para All We Imagine As Light, da diretora indiana Payal Kapadia.Mohammad Rasoulof, que foi condenado por oito anos no Irã por “crimes contra a segurança nacional” por produzir filmes sem autorização do governo, recebeu um prêmio especial neste ano.

Os destaques de atuação ficaram para Jesse Plemons, de Kinds of Kindness, e um prêmio conjunto para cinco atrizes que integraram o elenco do longa Emilia Pérez: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Selena Gomez. e Karla Sofía Gascón. Esta última, inclusive, foi a primeira mulher transgênero a ser premiada na categoria, e dedicou a estatueta “a todas as pessoas trans, que sofrem todos os dias”.

Publicidade

Karla Sofia Gascon ao lado de Koji Yakusho durante a premiação da cerimônia de encerramento do Festival de Cannes em 2024 Foto: Andreea Alexandru/Invision/AP

O Brasil também esteve presente no Festival de Cannes em 2024 com a exibição do longa Motel Destino, de Karim Aïnouz. Clique aqui para ler mais sobre a trama e uma entrevista com o diretor.

Os vencedores do Festival de Cannes em 2024

  • Palma de Ouro: Anora (Sean Baker)
  • Grand Prix: All We Imagine As Light (Payal Kapadia)
  • Prix du Jury (prêmio do júri): Emilia Pérez (Jacques Audiard)
  • Prix de la Mise en scène (melhor diretor): Grand Tour (Miguel Gomes)
  • Prix Spécial: The Seed Of The Sacred Fig (Mohammad Rasoulof)
  • Prêmio de interpretação masculina: Jesse Plemons (Kinds of Kindness)
  • Prêmio de interpretação feminina: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez (Emilia Pérez)
  • Prix du Scénario (Roteiro): The Substance (Coralie Fargeat)
  • Caméra d’or (melhor diretor estreante): Armand (Halfdan Ullmann Tøndel)
  • Caméra d’or - menção especial: Mongrel (Wei Liang Chiang e You Qiao Yin)
  • Palma de ouro de curta-metragem: The Man Who Could Not Remain Silent (Nebojša Slijepčević)
  • Menção Especial de curta-metragem: Bad For a Moment (Daniel Soares)
  • Palma de Ouro honorária: George Lucas
George Lucas e Francis Ford Coppola no palco da cerimônia de premiação do Festival de Cannes em 2024 Foto: Clodagh Kilcoyne/REUTERS

* Com informações da agência AFP.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.