De Clarice Lispector a ‘Evidências do Amor’ e ‘Ghostbusters’: veja as estreias de cinema da semana

Lançamentos incluem opções nacionais e estrangeiras para todos os gostos e idades, como, ainda, ‘O Sabor da Vida’, com Juliete Binochem e documentários

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Por Gabriela Caputo

A agenda de estreias de cinema da semana traz opções para todos os gostos e idades. Duas adaptações nacionais bastante aguardadas chegam às telonas: A Paixão Segundo G.H., baseada na obra homônima de Clarice Lispector, e Evidências do Amor, inspirada em uma das maiores canções do sertanejo brasileiro, de Chitãozinho & Xororó.

Para assistir em família, são boas pedidas a animação Um Gato de Sorte e o novo volume da franquia Ghostbusters. Completam a lista três dramas europeus e dois documentários instigantes. A seguir, saiba mais sobre os lançamentos da semana:

'A Paixão Segundo G. H.': Maria Fernanda Cândido protagoniza adaptação cinematográfica de obra de Clarice Lispector. Foto: Divulgação/Paris Filmes

A Paixão Segundo G.H.

Maria Fernanda Cândido vive G.H. na adaptação da obra homônima de Clarice Lispector, do diretor Luiz Fernando Carvalho. No Rio de Janeiro dos anos 1960, uma escultora da elite de Copacabana decide, após o fim de uma paixão, arrumar o quarto de serviço, recém-deixado pela empregada que pediu demissão. Nesse momento, transcorre uma das cenas mais famosas da literatura nacional: ao se deparar com uma enorme barata, a mulher tem a epifania de comer o inseto. Uma crise existencial se segue, levando G.H. a questionar sua identidade e as convenções sociais que aprisionam o feminino. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

Evidências do Amor

Um casal se conhece em um karaokê e se apaixona após cantar em dueto uma das maiores canções da história da música brasileira, Evidências. Eternizada nas vozes de Chitãozinho & Xororó, a faixa serve de inspiração para essa comédia romântica, protagonizada por Sandy e Fábio Porchat nos papéis de Marco Antônio e Laura. Quando o romance termina, Marco Antônio se vê amaldiçoado: sempre que escuta Evidências, automaticamente se lembra de todas as discussões com Laura, de maneira hiper realista, como se fosse tele transportado para o passado. Determinado a superar a ex, ele embarca em uma jornada para descobrir como parar as memórias de uma vez. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo

Novo filme da franquia Caça-Fantasmas e continuação de Ghostbusters - Mais Além, de 2021, acompanha a família Spengler de volta à estação de bombeiros em Nova York onde os aventureiros originais desenvolveram um centro de pesquisa paranormal. Quando um artefato antigo libera uma força do mal que congela a cidade em pleno verão, todos terão de trabalhar juntos para impedir que uma segunda Era do Gelo recaia sobre a humanidade. Astros como Paul Rudd (o Homem-Formiga) e Finn Wolfhard (de Stranger Things) estão de volta à franquia, reprisando os papéis do último longa. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

O Sabor da Vida

A parceria gastronômica entre Eugenie (Juliette Binoche) e Dodin (Benoît Magimel) rende pratos extraordinários – e acaba virando um romance de longa data, no qual Dodin insiste no desejo de se casar com Eugenie. Ela, por sua vez, preza por sua liberdade e nunca aceita, determinada a manter a relação como é. Quando chegam à meia idade, Dodin decide cozinhar para ela uma deslumbrante refeição, como uma última tentativa de conquista. O drama de época foi o escolhido pela França para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional, mas não chegou aos finalistas. No Festival de Cannes de 2023, o cineasta vietnamita Trần Anh Hùng foi premiado como melhor diretor pelo longa. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

Publicidade

Um Gato de Sorte

Beckett é um gato mimado que foi resgatado pela cientista Rose. Quando ele perde sua última vida por acidente e vai para o céu, ele insiste que merece uma exceção e acaba conseguindo negociar sua vida de volta. Antes, precisará embarcar em uma jornada peculiar: Beckett volta à Terra com nove vidas, mas com a condição de que em cada uma delas reencarnará em um animal diferente. Passando pelo corpo de um rato, um cachorro, um peixe e um cavalo, o felino terá de encontrar a melhor versão de si para merecer o retorno à antiga rotina. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

Cinema é uma droga pesada

Nessa comédia dramática francesa, um diretor de cinema está produzindo um filme sobre a luta dos trabalhadores em busca de salvar sua fábrica. Eis que tudo vira caos: a produtora quer alterar o final do roteiro, a equipe entra em greve, o ator principal é um egocêntrico, e a vida pessoal do cineasta está em crise. Paralelamente, Joseph (Stephan Crepon), um jovem que deseja dar os primeiros passos na indústria cinematográfica, aceita dirigir o making of do longa, levando o trabalho muito à sério – a ponto de sua versão acabar saindo mais interessante que o filme principal. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

20.000 Espécies de Abelhas

No longa espanhol, Lucía é uma menina trans de seis anos que continua sendo tratada pelo antigo nome pelos colegas de turma na escola. A chegada do verão significa uma lufada de liberdade para ela, mas sua mãe tem outros planos, pretendendo esconder a situação durante as férias no País Basco. Nesse cenário, a pequena Lucía viverá uma jornada delicada em busca de sua identidade. Entre colmeias e abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que também refletem sobre suas próprias vidas e desejos. Estreia na quinta-feira,11 de abril.

Documentários

As estreias da semana ainda incluem dois documentários instigantes. No filme nacional de João Dumans, As Linhas da Minha Mão, a artista brasileira Viviane de Cássia Ferreira trata de sua vivência com a loucura, enfrentando estereótipos a partir da visão artística. Já Depois da Morte, produção americana, aborda experiências reais de quase morte a partir do olhar de especialistas, médicos e sobreviventes do fenômeno, com apoio da ficcionalização para reconstruir alguns relatos. Ambos estreiam na quinta-feira,11 de abril.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.