Michael J. Fox recebe Oscar honorário: ‘Vocês estão me fazendo tremer’, brincou o ator

Diagnosticado com Parkinson aos 29, o ator de 61 anos foi homenageado por sua contribuição para pesquisas sobre a doença

PUBLICIDADE

Por Andrew Marszal
Atualização:

AFP - O ator Michael J. Fox, protagonista do filme De Volta Para o Futuro, recebeu no sábado, 19, um Oscar honorário por sua campanha para arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença de Parkinson, uma enfermidade neurodegenerativa que o afeta há décadas.

Fox recebeu o prêmio por seu trabalho humanitário em uma cerimônia de gala em Los Angeles, com a presença de grandes estrelas do cinema.

O ator Michael J. Fox e sua mulher, Tracy Pollan, na cerimônia do Governors Awards, do Oscar Foto: Mario Anzuoni/Reuters

“Vocês estão me fazendo tremer, parem com isso”, brincou Fox ao ser ovacionado pela plateia. Ele disse que esta é “uma honra totalmente inesperada”.

O ator canadense de 61 anos conquistou fama mundial com a trilogia De Volta para o Futuro, na qual interpreta o estudante Marty McFly.

Christopher Lloyd e Michael J. Fox, em cena do filme 'De Volta para o Futuro' Foto: Universal

PUBLICIDADE

Em 1991, aos 29 anos, ele foi diagnosticado com Parkinson e os médicos afirmaram que teria 10 anos de carreira devido à doença, que afeta as funções motoras.

Fox, que se aposentou de maneira permanente da carreira de ator em 2020, sofreu múltiplas fraturas e ferimentos devido a quedas nos últimos meses.

No sábado ele conseguiu caminhar até o palco, mas teve que pedir ajuda a sua esposa, Tracy Pollan, para carregar o prêmio.

Publicidade

O Oscar honorário é uma categoria ligada à principal premiação do cinema, mas entregue em uma cerimônia separada, a Governors Awards.

Também foram homenageados este ano o diretor australiano Peter Weir, a diretora francesa nascida na ilha de Martinica Euzhan Palcy e a cantora e compositora norte-americana Diane Warren – nomeada 13 vezes ao Oscar, ela nunca tinha sido premiada. “Tenho muitos discursos amassados”, brincou durante seu agradecimento.

A festa do Oscar será no dia 12 de março.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.