PUBLICIDADE

Rolling Stones não dão sinais de que vão pisar no freio

Esta que para muita gente é a melhor banda de rock do mundo apresentou energia de sempre no início da nova turnê no domingo à noite, em Houston, Estados Unidos

Por AP

HOUSTON – O tempo passa e tudo o que é bom acaba, mas não fale isso para os Rolling Stones.

Rolling Stones em show na cidade de Houston, no Texas. Foto: Amy Harris/Amy Harris/Invision/AP

PUBLICIDADE

Esta que para muita gente é a melhor banda de rock do mundo não mostrou sinais de desaceleração ao começar sua turnê mais recente no domingo à noite, no NRG Stadium de Houston.

Os Stones estão em turnê há mais de seis décadas. Seu líder, Mick Jagger, e o guitarrista Keith Richards têm 80 anos. O guitarrista Ronnie Wood não fica muito atrás, aos 76. A turnê é patrocinada em parte pela Associação Americana de Pessoas Aposentadas (AARP, na sigla em inglês), organização sem fins lucrativos americana que defende as necessidades e interesses das pessoas com mais de 50 anos.

Mas durante o vibrante show de duas horas, os Stones tiveram a energia de uma banda subindo aos palcos pela primeira vez.

“É incrível estar de volta ao Estado da Estrela Solitária”, disse Jagger para um estádio lotado de fãs de longa data, muitos deles vestindo camisetas desbotadas de turnês anteriores.

Jagger cantou e dançou com uma energia aparentemente ilimitada, enquanto Richards e Wood tocavam riffs conhecidos e amados pelos fãs. O tempo todo Jagger incitava o público a cantar junto.

“Com eles, o nível de energia é alto e está sempre em alta. Você nem percebe a idade”, disse Dale Skjerseth, diretor de produção dos Stones, na sexta-feira antes do show.

Publicidade

Os Stones saíram em turnê para divulgar o lançamento de Hackney Diamonds, seu primeiro álbum de inéditas desde 2005.

Houston é a primeira parada da turnê por dezesseis cidades dos Estados Unidos e Canadá. Outras cidades são Nova Orleans, Filadélfia e Vancouver. A turnê termina em 17 de julho em Santa Clara, Califórnia.

No show de domingo, os Stones tocaram diversas músicas do novo álbum, incluindo ‘Angry’. Eles também tocaram clássicos como ‘Sympathy for the Devil’, ‘Gimme Shelter’, ‘Honky Tonk Women’ e ‘Start Me Up’.

Depois de tocar ‘Beast of Burden’, Jagger disse que o público de Houston votara para incluí-la no set list.

“Essa (música) não tem erro”, alguém gritou na plateia.

Os Stones também incluíram algumas escolhas inesperadas, como ‘Rocks Off’, do álbum duplo Exile on Main St, de 1972, e ‘Out of Time’, música de 1966 que Jagger disse durante o show que a banda nunca tinha tocado nos Estados Unidos.

Depois da morte do baterista Charlie Watts, em 2021, os Stones agora consistem no trio principal formado por Jagger, Richards e Wood. No domingo, eles foram acompanhados por vários músicos: dois tecladistas, um novo baterista, backing vocals e uma seção de metais.

Publicidade

O palco estava cercado por telas imensas que projetavam imagens ao longo do show, mas o foco principal era a banda e suas músicas.

Antes do show de domingo, Jagger passou parte da sexta-feira visitando o Centro Espacial Johnson da Nasa, no subúrbio de Houston, e postou no Instagram fotos dele com astronautas dentro do Controle da Missão.

“Fiz uma viagem incrível ao centro espacial”, disse Jagger.

Quando lhe perguntaram se a banda estava pensando em se aposentar, Skjerseth disse que duvida que isso aconteça.

“Não chegamos ao fim. “Eles estão muito empolgados”, disse ele.

*TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.