PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Consumidor só tem a comemorar com acordo Mercosul-União Europeia

Para o consumidor brasileiro será importante e vantajosa a abertura do mercado com o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). É salutar o aumento da concorrência e maior oferta de produtos para melhoria da qualidade e preços competitivos no mercado nacional. Obrigará a indústria a se mexer para se adequar ao livre comércio.

Atualização:

 Foto: Omar Freire/ Imprensa MG

Os consumidores terão acesso a queijos, vinhos, e veículos europeus a preços mais baixos que atualmente com o fim de tarifas de importação, assim como os produtores brasileiros passarão a enviar aos demais países seus produtos em condições mais vantajosas.

PUBLICIDADE

Agora cabe ao Congresso dar o aval para o acordo intercambial, além dos demais países do Mercosul e 28 parlamentos europeus envolvidos. para ele passar a valer no Brasil de forma gradativa. Aguarda-se a redução de tarifas, a eliminação de barreiras fitossanitárias e técnicas. Na prática veremos os primeiros efeitos dentro de três anos.

É importante a previsão de salvaguardas no acordo para que nenhum país seja prejudicado com danos à indústria local quando houver aumento expressivo de importações de determinado item da pauta comercial, com limite ao ingresso desse produto.

Opinião por Claudio Considera
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.