EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Lufthansa quer retomar rota São Paulo-Munique ‘o mais rápido possível’

Linha foi extinta em março de 2020, no início da pandemia

PUBLICIDADE

Foto do author Elisa Calmon
Por Elisa Calmon
Companhia pretende investir 2,5 bilhões de euros na renovação da frota até o final da década Foto: Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo

O Grupo Lufthansa estuda retomar a rota São Paulo-Munique, que foi extinta em março de 2020, no início da pandemia de covid-19. O objetivo da companhia é aproveitar a alta demanda do mercado brasileiro para recuperar a capacidade perdida durante a crise sanitária.

PUBLICIDADE

A Lufthansa ainda não marcou a data para o retorno da rota, mas o vice-presidente sênior de Mercados Globais da companhia, Frank Naeve, demonstrou pressa na concretização do plano. “Faremos isso o mais rápido possível, porque seria um passo importante para o desenvolvimento da nossa atuação no mercado brasileiro”, disse o executivo, em entrevista exclusiva ao Broadcast.

Segundo Naeve, o mercado aéreo global está desequilibrado, com a demanda reprimida por causa do atraso na entrega de novas aeronaves. A Lufthansa, segundo o executivo, está em busca da normalização das atividades. “Se conseguirmos atingir, nos próximos anos, a quantidade [de passageiros] que tínhamos antes da pandemia, estaremos bem perto de atender plenamente às necessidades do mercado.”

Empresa voa do Brasil para Frankfurt e Zurique

Atualmente, o Grupo Lufthansa oferece voos diários de São Paulo para Frankfurt e Zurique. A partir do Rio de Janeiro, são seis viagens semanais para Frankfurt, o dobro do volume do ano passado. No Brasil, a companhia opera voos da Lufthansa, da Swiss e da Edelweiss, e mantém parcerias para transportar passageiros de mais dez cidades.

A retomada dos voos no pós-pandemia foi rápida, a partir do momento em que as restrições de viagens foram sendo derrubadas, segundo Naeve. “O que nos pegou de surpresa, para ser honesto, e foi positivo do ponto de vista financeiro.” A Lufthansa teve lucro líquido de 1,19 bilhão de euros no terceiro trimestre de 2023, alta de 47% na comparação anual.

Publicidade

O Ebit ajustado – métrica preferida pela companhia aérea alemã – avançou para 1,47 bilhão de euros no trimestre, de 1,12 bilhão de euros um ano antes. A receita teve expansão de 8% na mesma comparação, para 10,28 bilhões de euros.

Demanda está reprimida por causa de atrasos da indústria

Do lado operacional, no entanto, o executivo reconheceu que ainda há demanda reprimida, por causa dos atrasos da indústria. Até o fim da década, o grupo planeja investir 2,5 bilhões de euros por ano na renovação e ampliação da frota.

Além de aumentar a capacidade e a eficiência da operação, a aquisição de aeronaves tem o objetivo também de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, já que os novos modelos têm menor impacto ambiental.

Outra aposta da companhia no campo da sustentabilidade são as tarifas verdes, que propõem a compensação total das emissões individuais de dióxido de carbono com a utilização de combustível sustentável de aviação (SAF) e a contribuição para projetos de proteção climática.

Em fevereiro de 2023, as tarifas verdes foram lançadas na Europa e no Norte de África, com alta procura dos passageiros. Até o fim do ano passado, cerca de 500 mil clientes do grupo já adquiriram passagens sustentáveis. No fim de novembro, São Paulo passou a ser um dos 12 destinos em que as tarifas verdes são testadas.

Publicidade


Este texto foi publicado no Broadcast no dia 12/01/24, às 08h24

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.