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Como evitar golpes e fraudes nas compras do Dia das Mães? Veja oito dicas

Preferência por sites conhecidos, cuidado com promoções muito vantajosas e uso do cartão virtual são algumas das orientações

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Por Marcos Furtado

Lojas online falsas, promoções inexistentes e mensagens que pedem dados pessoais são táticas criminosas para cometer golpes contra o consumidor. Na correria para garantir uma lembrança no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12, muitas pessoas acabam deixando de lado cuidados necessários para evitar fraudes durante as compras.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as compras para as mães devem movimentar R$ 13,2 bilhões neste ano. Se esse valor for alcançado, será um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que chegou a R$ 12,7 bilhões.

Consumidor precisa tomar cuidado com golpes durante as compras de Dia das Mães.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

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Com a previsão de alta das vendas, o consumidor deve ter cuidados redobrados, porque é o período ideal para os golpes. Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), recomenda que as pessoas, ao perceberem que estão sendo fraudadas, denunciem imediatamente. “O ideal é que a vítima entre em contato o mais rápido possível com seu banco informando a defraudação para o estorno e, na sequência, avise as autoridades responsáveis”, orienta.

Veja abaixo a lista com oito dicas de como tornar as compras mais seguras, de acordo com a Febraban.

1. Prefira sites conhecidos

Os golpistas tentam simular sites parecidos com o de empresas com maior credibilidade. Para atrair a vítima, eles enviam um link que leva à loja virtual falsa. Nesses casos, a recomendação é que o consumidor não clique em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp - o ideal é que o endereço seja sempre digitado no navegador.

2. Tome cuidado com as vendas em redes sociais

Publicações com ofertas de perfis falsos são enviadas para internautas. Essa é uma tática que os fraudadores usam para vender produtos que não existem e pedir transferências via Pix. Desconfie de páginas recém-criadas. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis.

3. Fique alerta com promoções muito vantajosas

Muitas vítimas são atraídas por ofertas com preços muito menores que os valores normalmente praticados. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos e veja se a loja é conhecida.

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4. Desconfie de alguns brindes

Outra artimanha são empresas falsas que oferecem brindes gratuitos e pedem o frete. No pagamento, o golpista informa um valor menor para o consumidor, mas na máquina de cartão de crédito está debitando uma quantia maior. Evite receber brindes que exijam cobrança ou fornecimento de dados pessoais e bancários.

5. Prefira o cartão virtual temporário

O uso do cartão virtual é para uma transação ou um determinado período. Após o uso, o cartão expira e não poderá ser usado novamente, mesmo que alguém consiga a sua numeração.

6. Tenha atenção ao pagar com Pix

Como os pagamentos com Pix são rápidos, a tentativa de reaver o dinheiro transferido por meio de um golpe se torna mais difícil. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção o valor e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro.

7. Confira a procedência de boletos bancários

Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída

8. Evite entregar seu cartão de crédito para terceiros

Em lojas físicas, os golpistas pedem para passar o cartão, entregam outro e observam o cliente digitando a senha. Sempre que possível, fique com o cartão. Se não for possível, verifique se na devolução o cartão tem o seu nome. Tome cuidado e não deixe pessoas observarem a sua senha na hora de digitar, confira se o valor na nota fiscal é o mesmo cobrado pelo produto adquirido e desconfie de máquinas de cartão com o visor quebrado.

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