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Está recebendo ligações sobre transferências bancárias em que querem checar seus dados? Cuidado

Golpistas se passam por atendentes de empresas ou instituições financeiras para conseguir dados e cometer fraudes

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Por Redação

Você já recebeu uma ligação de algum banco ou empresa pedindo para confirmar os seus dados? Atenção, pode ser o golpe da ligação falsa. Funciona assim: golpistas ligam para a vítima fingindo ser de alguma empresa ou instituição financeira. É possível, por exemplo, que aleguem que houve alguma movimentação estranha em sua conta e que necessitam confirmar informações pessoais. Pelo convencimento, os golpistas conseguem dados pessoais ou bancários que podem ser utilizados para os golpes.

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Em uma das táticas, chamada de vishing (phishing por voz) ou roubo de dados financeiros, o suposto atendente ganha a confiança da vítima ao fornecer alguns dados pessoais, obtidos pelas redes sociais, cadastros online ou até vazamento de dados. Depois, o falso funcionário oferta novos serviços e convencem a vítima a fazer pagamentos ou passar dados bancários, inclusive do cartão de crédito, informa a Serasa.

O golpe também pode servir para conseguir o acesso à conta do WhatsApp da vítima. O falso atendente solicita à vítima para que confirme um código recebido por SMS, que será usado para ativar a conta em outro dispositivo. Depois, golpistas tentam tirar dinheiro dos contatos, se passando pela vítima.

É possível também que o golpe seja feito para conseguir dados pessoais como endereço, número dos documentos de identidade, data de nascimento, cidade natal, nome de pai e mãe, escolaridade e outras informações, alerta a Serasa.

“Apesar de não ter fornecido dados financeiros, as informações pessoais completas possibilitam aos golpistas abrirem contas bancárias, solicitar empréstimos ou financiamentos sem que a vítima desconfie”, diz a Serasa em seu site.

Outra estratégia de golpe possível é fazer com que a vítima instale um aplicativo para “proteger a conta”. A pessoa é convencida após o falso atendente dizer que a conta está em risco e que transferências suspeitas foram realizadas. O aplicativo, no entanto, trata-se de um programa para acessar dados do celular remotamente.

Golpistas podem se passar por atendentes de empresas em ligações falsas para cometer fraudes  Foto: Andrew Kelly/Reuters

Como se proteger de golpes telefônicos?

  • Confirme a origem da informação. Se não tem certeza que a ligação é realmente de determinada empresa, desligue e consulte os meios oficiais.
  • Caso a ligação alegue uma movimentação estranha em sua conta, confirme o seu extrato ou com o seu gerente diretamente.
  • Jamais forneça senhas, dados bancários, número do cartão de crédito ou códigos de confirmação. Instituições financeiras e outras empresas não pedem informações confidenciais de seus clientes.
  • Não instale aplicativos a pedido de atendentes sem ter certeza que está conversando realmente com a empresa.

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