Publicidade

Busto de mármore do século XVIII comprado por 5 libras pode ser vendido por 2,5 milhões de libras

Escultura foi comprada por conselho de cidade escocesa, desapareceu e foi reencontrada em 1998, sendo usada como peso de porta em um barracão, segundo a BBC

Foto do author Redação
Por Redação

Um busto de mármore comprado em 1930 por cinco libras pelo conselho da cidade de Invergordon, na Escócia, pode ser vendido por 2,5 milhões de libras (cerca de R$ 15,2 milhões).

PUBLICIDADE

O busto de John Gordon, proprietário de terras e legislador, foi esculpido pelo famoso artista francês Edmé Bouchardon em 1728. A obra foi comprada pela cidade escocesa em 1930, mas ficou desaparecida até 1998, quando foi encontrada sendo usada como um peso de porta em um barracão. As informações são da BBC.

O veículo afirma que o conselho da região de Highland, onde fica a cidade, foi abordado por um comprador, por meio da casa de leilões Sotheby’s, que teria oferecido mais de 2,5 milhões de libras pela escultura. O busto está sob os cuidados do conselho, mas qualquer venda beneficiaria o Invergordon Common Good Fund (Fundo do Bem Comum de Invergordon, em tradução livre).

Segundo o site do conselho de Highland, membros de um comitê da área de Easter Ross se reunirão nesta segunda-feira, 30, para discutir as possibilidades de venda e decidir qual será o destino da escultura. Se decidirem vender, o primeiro passo será realizar uma consulta pública para ouvir a comunidade de Invergordon sobre o assunto.

Busto de John Gordon, esculpido pelo famoso artista francês Edmé Bouchardon em 1728, em foto divulgada pelo conselho de Highland.  Foto: Duncan McKenzie via https://highland.gov.uk

A escultura foi feita no começo do século XVIII, quando o artista Edmé Bouchardon morava em Roma e John Gordon estava fazendo o seu “Grand Tour”, viagem pela Europa que servia como rito de passagem nos séculos XVIII e XIX para homens jovens aristocratas, predominantemente ingleses, segundo afirma a CNN.

O conselho de Highland afirma que a obra “representa uma criação inovadora em um estilo que não seria visto mais amplamente até a última parte do século XVIII”. O item foi descrito por especialistas da Sotheby’s como sendo “brilhante na execução”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.