A Aramis, conhecida por suas roupas sociais de alfaiataria, vem apostando na marca Urban desde 2022 e agora terá uma loja física para os produtos no Morumbi Shopping, na zona sul da capital paulista. A unidade de negócio faz parte do que a empresa chama de house of brands, uma área que agrega novas marcas, e teve crescimento de 46% em dois anos de existência, representando atualmente 5% do faturamento da Aramis.
“Há alguns anos, desenhamos a meta de chegar a R$ 1 bilhão de faturamento em 2026 e desde então temos implementado diversos esforços nessa direção. Um deles é a Urban, nossa marca de moda inteligente que fundamos em 2022 e que combina sofisticação e tecnologia para oferecer o máximo de praticidade no dia a dia do homem moderno”, afirma o CEO da Aramis Inc, Richard Stad.
A projeção de faturamento da nova loja da Urban é de R$ 6 milhões para 2025. A unidade também será utilizada como ponto de coleta para entregas das vendas via internet.
De acordo com o executivo, a aceitação dos produtos tem sido positiva no mercado nacional e a previsão é de que os artigos da marca neste ano passem a representar 8,5% do faturamento da companhia, um crescimento de 60%.
As roupas da marca Urban são diferentes daquelas vendidas pela Aramis. As peças usam tecidos esportivos, mantendo o refinamento da alfaiataria, apostando em design minimalista que é versátil para diferentes ocasiões. As roupas também contam com proteção contra raios UV e acabamento antiodor.
Stad diz ainda que os artigos da marca vendidos no Espaço Urban, uma área de 2 m² dentro das lojas da Aramis, representam 18% do faturamento das unidades, reforçando o potencial para a abertura de uma loja de marca própria. A escolha do Morumbi Shopping está ligada ao faturamento acima da média desses artigos no local, onde as vendas representam 24% da loja da Aramis.
Além da Urban, a Aramis também tem planos de criar uma nova marca ainda em 2025, desta vez, voltada ao público infantil.
“No ano que completamos 30 anos da Aramis, teremos uma outra novidade: a criação da nossa marca infantil, que entra no portfólio da house of brands como mais um reforço na conquista desta nossa meta. As peças devem estar disponíveis nas lojas no mês de agosto”, diz Stad.
Para a sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, Cecília Rapassi, o vestuário masculino passou por mudanças nos últimos anos e o movimento da Aramis como a Urban visa acompanhar a demanda do consumidor.
“No segmento de moda masculina, a demanda por peças que unam estilo, conforto e tecnologia cresceu muito, impulsionada por mudanças no dress code corporativo e na rotina do consumidor contemporâneo”, diz.
Leia também
Cecília lembra que a criação de uma loja física da marca ajuda a consolidá-la no mercado e atrair novos clientes que desejam peças práticas para o dia a dia. Nas vendas online, a especialista lembra que a reputação das companhias pode ser um fator de decisão no momento da compra, o que beneficia as empresas que mantiveram uma carteira de clientes e acompanharam as mudanças nos hábitos de consumo.
“No ambiente digital, preço é um fator relevante, mas não é o único. Marcas com um histórico consolidado, como a Aramis, têm a vantagem de contar com credibilidade, reconhecimento e uma base de clientes fiéis, o que influencia diretamente na decisão de compra. Além disso, moda masculina de qualidade envolve atributos como caimento, durabilidade e tecnologia têxtil − características que pesam tanto quanto o preço na escolha do consumidor”, afirma Cecília.