PUBLICIDADE

Publicidade

Camil compra da Pepsico a fabricante de biscoitos Mabel

Empresa também adquiriu o direito de usar a marca Toddy no segmento de cookies; estratégia da Camil é ampliar portfólio de produtos e ir além do ‘arroz com feijão’

Por Beth Moreira
Atualização:

Em mais um passo dentro de sua estratégia de ampliar o portfólio e ganhar relevância na indústria alimentícia, a Camil anunciou a compra das empresas que são donas da Mabel, companhia que pertencia à Pepsico há pouco mais de dez anos. Além de entrar no ramo de biscoitos, a gigante brasileira também adquiriu o direito de usar a marca Toddy em cookies. O valor do negócio não foi informado. Em 2012, a Pepsico havia desembolsado cerca de R$ 700 milhões pela Mabel.

PUBLICIDADE

As empresas adquiridas detém a fabricação de biscoitos das marcas Mabelo, Doce Vida, Mirabel, Elbi’s e Pavesino. Fazem parte da transação as unidades industriais de Aparecida de Goiânia (GO) e Itaporanga D’Ajuda (SE), que têm hoje cerca de 800 colaboradores. A transação também estabelece o licenciamento para a Camil da marca Toddy para cookies pelo prazo de dez anos, além da aquisição dos ativos que compõem a linha de produção do rótulo para cookies.

Mais conhecida por cereais – especialmente o arroz e o feijão –, a Camil recentemente entrou no setor de massas – por meio da aquisição da Santa Amália, há um ano – e também tem uma operação de pescados enlatados. Em entrevista ao Estadão/Broadcast no fim do ano passado, a companhia disse ter a intenção de se posicionar como uma multinacional brasileira, especialmente na América Latina. Hoje, a companhia já está presente, além do Brasil, em mercados como Uruguai, Chile, Peru, Argentina, Venezuela e Equador.

Camil Alimentos adquiriu o direito de usar a marca Toddy em cookies Foto: Divulgação/Pepsico

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Camil destacou que a Mabel é uma das marcas de biscoitos mais tradicionais e renomadas do Brasil, com liderança de vendas em rosquinhas no País e 2.ª marca mais lembrada no cash & carry (atacarejo). A marca Toddy representa a 2.ª marca em vendas de cookies no Brasil, com lembrança de marca acima de 98% para o consumidor.

“A aquisição reforça a estratégia de expansão geográfica para crescimento da Camil em regiões complementares às operações atuais, bem como inclui no portfólio produtos de alto valor agregado, com sinergias atreladas ao modelo de negócios de cross-selling (venda cruzada) e ganhos de escala da Camil, assim como pela complementariedade com os negócios de massas recém adquiridos pela companhia”, ressalta a Camil, em fato relevante.

Segundo a Camil, a aquisição, em conjunto com as aquisições realizadas de novas categorias e países em 2021, reforça a estratégia de expansão, aquisição e integração de operações e ativos estratégicos para expansão do portfólio de marcas e produtos na América Latina. “A diversidade de negócios, além de reduzir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite ganho de escala e maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e trade marketing”, afirma.

O fechamento da compra está sujeito à verificação de órgãos como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Durante o período de análise da operação pelo órgão, as sociedades continuarão operando de forma independente. Segundo a empresa, a compra não se sujeita à aprovação dos acionistas em Assembleia-Geral da Camil.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.