Em comemoração aos 50 anos de vida do Lek Trek, a Sadia vai repaginar o seu mascote. Com seu capacete e óculos de corrida, o “Franguinho da Sadia” vai estrelar uma série de campanhas que contam a história de meio século do personagem símbolo da marca de alimentos.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3BF2AE7N45JGXJGDL5YS3FHFHI.jpg?quality=80&auth=be65053ec2aa6a64063834533cb0218d3b4e22307c51c48843c4943c679cc2ab&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3BF2AE7N45JGXJGDL5YS3FHFHI.jpg?quality=80&auth=be65053ec2aa6a64063834533cb0218d3b4e22307c51c48843c4943c679cc2ab&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/3BF2AE7N45JGXJGDL5YS3FHFHI.jpg?quality=80&auth=be65053ec2aa6a64063834533cb0218d3b4e22307c51c48843c4943c679cc2ab&width=1200 1322w)
Em 1971, a produtora de alimentos frigoríficos de Santa Catarina lançou a primeira versão do mascote inspirado nos pilotos do automobilismo. Quase quinze anos depois, em 1985, um concurso cultural deu nome ao personagem, fazendo referência a personalidade “traquina e veloz” do franguinho que corria em volta da cozinha auxiliando no preparo dos alimentos. “O Lek Trek é um legado da marca Sadia e um motivo de orgulho para a nossa história, visto que ele se tornou um ícone da publicidade nacional", afirma a gerente executiva da Sadia, Gisele Toledo.
Durante o mês de outubro o personagem também ganhará uma exposição temática no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia, cidade de fundação da marca de produtos frigoríficos, mostrando a evolução do franguinho até sua mudança em 2021.