Publicidade

Índice de clima para o consumo na Alemanha cai em junho

Indicador veio abaixo das expectativas dos economistas, com preocupações com a crise de dívida soberana na Europa

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O índice antecedente de clima para o consumo na Alemanha do grupo de pesquisa GFK caiu em junho para 3,5 pontos, de 3,7 pontos em maio e para abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de retração para 3,6 pontos. O dado de maio foi revisado em baixa de 3,8 pontos na leitura anterior. A piora no sentimento do consumidor reflete as preocupações com a crise de dívida soberana na zona do euro e com a estabilidade do euro.

PUBLICIDADE

Embora o índice geral de clima para o consumo refira-se ao mês seguinte, seus subíndices - expectativa econômica, expectativa de renda e propensão as compras - referem-se ao mês presente.

Os consumidores temem que a recuperação alemão esteja em risco e preveem alta da inflação, diz o grupo de pesquisa. Em maio, os três subíndices caíram. O subíndice de expectativa econômica despencou para 3,9 pontos, de 22,5 pontos em abril; o subíndice de renda cedeu para 23,7 pontos em maio, de 35,2 pontos em abril; o subíndice de propensão as compras cedeu para 18,1 pontos em maio, de 21,6 pontos em abril. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.