PUBLICIDADE

Publicidade

Páginas censuradas estão entre as mais procuradas no ‘Estadão Acervo’

Notícias antigas sobre personalidades também estiveram entre os itens mais buscados 

Por Sílvio Guedes Crespo e de Economia & Negócios
Atualização:

As páginas do jornal O Estado de S. Paulo que não foram publicadas devido à censura durante a ditadura militar estiveram entre as mais procuradas do Estadão Acervo nas suas primeiras 24 horas de funcionamento.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, 23, o Estado colocou à disposição na internet todas as edições do diário desde 1875, quando foi fundado.

No site do Estadão Acervo, um link conduz aos textos censurados e permite ao leitor comparar a página efetivamente publicada com a que foi impedida de circular.

As notícias sobre personalidades também estiveram entre as mais procuradas pelos internautas no primeiro dia de funcionamento do Estadão Acervo. A ferramenta possibilita ao internauta ler as principais reportagens sobre pessoas que marcaram a história, nacional e internacional, em diversas áreas.

Nas suas primeiras 24 horas, o Estadão Acervo e os vários artigos sobre o projeto tiveram ao todo 93 mil pages views.

Acervo no Facebook

A página do Estadão no Facebook já está sendo alimentada com conteúdo do Estadão Acervo.

Publicidade

Quem entra no perfil do jornal já consegue ver, por exemplo, a primeira página da edição de 15 de maio de 1988, quando "A Provincia de São Paulo", como se chamava a publicação na época, noticiou: "já não ha mais escravos no Brasil [...] desde hontem" (sic).

Entre as edições já colocadas no Facebook, uma das mais comentadas foi a de 31 de janeiro de 1933, com a manchete: "Governo fascista na Alemanha", noticiando a chegada de Adolf Hitler ao poder.

Também gerou discussão na rede o título: "Conquistada a Lua, de volta", de 22 de julho de 1969, sobre a chegada do homem ao satélite natural. Nesse dia, a primeira página do jornal trouxe quatro fotos grandes e a frase "É um passo pequeno para o homem, um salto gigantesco para a Humanidade", de Neil Armstrong, em nove idiomas.

A postagem de conteúdo do acervo no Facebook será feita continuamente e permitirá que o internauta, de forma simples, consulte edições anteriores.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.