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Marca Apple dispara e vira 8ª mais valiosa do mundo; Coca lidera

Nome da empresa de Steve Jobs vale US$ 33,5 bi; todas as 10 líderes são americanas

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Atualização:

Atualizado às 18h21

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A Coca-Cola continua sendo a marca mais valiosa do mundo, mas a Apple é, disparada, a que mais se valoriza, segundo o

Global Best Brands 2011

, o ranking mundial elaborado pela Interbrand. O valor do nome da empresa fundada por Steve Jobs saltou 58% em um ano e agora está avaliado em US$ 33,5 bilhões. Com isso, a Apple passou de 17ª marca mais valiosa do mundo para 8ª, desbancando concorrentes como HP e Nokia. Com a nova posição da Apple, agora todas as dez marcas mais valiosas são americanas. Antes, a finlandesa Nokia era exceção a essa regra, em oitavo lugar. A segunda marca que mais se valorizou foi a Amazon, com um crescimento de 32%, para US$ 12,8 bilhões. O Google, apesar de já estar perto do topo do ranking, continua crescendo bem. O valor de seu nome avançou 27%, depois de já ter crescido 36% no ano anterior. Nas sete primeiras posições, nada mudou em relação à pesquisa anterior. Depois da Coca-Cola, avaliada em US$ 71,8 bilhões, aparecem IBM, Microsoft e Google. Não há empresas brasileiras no ranking. Abaixo, as dez primeiras (clique na imagem para ver a lista completa com 100).

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Salta à vista a diferença entre os argumentos que a Interbrand apresentou para justificar o valor da Coca-Cola, líder do ranking, e aqueles para explicar o da Apple, que teve a maior valorização. Enquanto a empresa de bebidas mantêm-se no topo principalmente porque desenvolve ações  que têm pouca relação com o produto vendido, a de eletrônicos cresceu porque seus lançamentos tiveram grande aprovação por parte dos consumidores, que os assimilaram em seu estilo de vida. Sobre a Apple, a Interbrand diz: "Os consumidores continuam acompnhando seus lançamentos de produtos com antecipação e rapidamente os integram nos seus estilos de vida. , jovens e idosos o adotaram como ferramenta, com organizações seja dos ramos de educação, saúde ou comércio, aderindo também. A recente apresentação do iCloud, um serviço que sem intermediários liga as pessoas às suas músicas, fotos, contatos e documentos, vai estender ainda mais os benefícios de estar conectado 'a qualquer lugar em qualquer momento' a uma audiência de rápido crescimento". Sobre a Coca-Cola, afirma: "Continua recebendo enorme exposição por meio de seus patrocínios em eventos populares como a Copa do Mundo. Ainda, a Coca-Cola está associada a programas significativos relacionados a ajudas pós-catástrofes, projetos para jovens e questões de sustentabilidade em todo o mundo". A Interbrand também cita a PlantBottle, uma garrafa reciclável, e o fato de o mercado de refrigerante estar estabilizado como fatores para a valorização da marca. Em tempo: isso não quer dizer que o produto vendido pela Coca-Cola não tenha seu valor, nem que a Apple não se preocupe com imagem.

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