PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O que há de novo na nuvem global

Fundador do Java passa a trabalhar no Google

O fundador da linguagem Java, James Gosling, vai trabalhar para o Google. É o que informa o site CNET.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

É uma notícia um tanto curiosa, já que o Google enfrenta justamente um processo por infringir direitos autorais desta plataforma.

"Eu não sei no que eu vou trabalhar. Espero que seja um pouco de tudo, temperado com uma grande dose de birra", disse o programador.

Entenda a história

A linguagem Java pertencia a uma empresa chamada Sun Microsystems, que foi vendida para a Oracle, por US$ 7,4 bi, em Janeiro de 2010.

PUBLICIDADE

Nesse processo, um item ficou indefinido: como ficariam as negociações entre Google e Sun em torno das licenças sobre Java, que era uma plataforma aberta.

Publicidade

A Oracle resolveu largar as negociações e processar o Google.

Na ação, a empresa alega que o software chamado Dalvik (usado no Google Android) infringe os direitos autorais do Java, que teriam passado a ser da Oracle quando a Sun foi comprada.

Por conta desta decisão, Goslingchegou a chamar publicamente o CEO da Oracle, Larry Ellison, de Príncipe das Trevas. "Durante as reuniões de integração da Sun com a Oracle, dava para ver os olhos do advogado da Oracle brilharem ao mirarem na situação entre Sun e Google", diz ele.

Por um ano, Gosling ficou praticamente fora, trabalhando por conta própria. E justificou seu novo emprego em seu blog nesta segunda-feira (28), dizendo que "é dificil dizer não a um punhado de excelentes oportunidades".

O Google, por sua vez, continua a se colocar como uma  plataforma aberta, mesmo com as recentes restrições ao Android 3.0.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.