Publicidade

Voa Brasil será lançado na próxima quarta-feira, 17, afirma Silvio Costa Filho

Programa para baratear passagens tinha resistência das companhias aéreas, em meio a crise no setor

Foto do author Luiz Araújo
Por Luiz Araújo (Broadcast)

Brasília, 10/04/2024 - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, publicou em suas redes sociais que o programa Voa Brasil será lançado oficialmente na próxima quarta-feira, 17.

PUBLICIDADE

Anunciado pelo governo federal há um ano, o programa prevê passagens áreas por até R$ 200 para aposentados do INSS e estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não viajaram nos últimos 12 meses.

“O governo federal lançará no próximo dia 17 o Programa Voa Brasil. Fruto de uma construção coletiva com as companhias aéreas”, escreveu Costa Filho na publicação.

O Estadão/Broadcast mostrou, em março, que o início do programa enfrentava resistência das companhias aéreas, que cobram medidas de auxílio do governo para contornar a crise enfrentada pelo setor.

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A iniciativa não dependerá de subsídio do governo, sendo idealizada em formato para que as empresas possam oferecer passagens em períodos de ociosidade - os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro.

Não está claro, contudo, sobre quais são essas passagens - havendo dúvida se já são ofertadas por esse valor para o público geral e agora, a partir da política pública, serão direcionadas para apenas o público-alvo.

Costa Filho afirma desde o ano passado que, futuramente, o programa poderá ser ampliado para outros públicos e mesmo ganhar uma “versão internacional”, com disponibilização de voos para outros países. Não há, entretanto, informação de quando e como isso seria feito.

Publicidade

O anúncio de Costa Filho ocorre um dia depois de o presidente Lula fazer críticas ao elevado preço das passagens aéreas. “Parabéns, prefeitos e prefeitas, pelo sacrifício de vocês saírem das cidades de vocês e virem para cá num tempo em que as passagens de avião estão muito caras, muito caras”, disse Lula, em cerimônia de lançamento do programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia no Palácio do Planalto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.