PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Feira em Orlando traz novidades do mercado pet mundial

Global Pet Expo é a segunda maior feira pet do mundo e tem espaço exclusivo para novidades para cães, gatos e pets não convencionais. Veja algumas.

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Pela primeira vez fui até Orlando, nos EUA, participar da segunda maior feira do mercado pet mundial, a Global Pet Expo. Ela acontece todo ano, na mesma cidade. Só perde para a Interzoo, em Nuremberg, na Alemanha.

Para quem estava acostumada a feiras brasileiras, me encantei com o tamanho e a organização da americana. Mas o mais interessante é que havia um espaço exclusivo para as novidades.

Quer ter uma ideia de como foi o evento? Veja este vídeo em inglês.

PUBLICIDADE

Não era preciso ir stand por stand perguntando o que havia de novo. Bastava seguir para "What's new" e parar para entender cada produto. Não contei exatamente o número de novidades para cães e gatos. Mas a assessoria do evento disse que foram mil produtos novos (loucura!). Mas a maioria era para cães.

Obviamente que muitos não eram lá grandes novidades. Mas outros achei sensacionais, uma real inovação para o mercado. Teve até concurso para premiar os melhores, pelo voto de jurados e dos visitantes, por categoria (cão, gato, tecnologia, sustentabilidade, comida, entre outras).

Publicidade

Vamos aos produtos que mais me chamaram a atenção (não necessariamente foram os ganhadores de melhor produto):

1) BestyBnB é um aplicativo que recruta pessoas para hospedarem cães que sofreram maus tratos ou cães de pessoas que sofreram violência doméstica ou algum tipo de abuso, tendo que sair de suas casas. Muitos lares de acolhimento não aceitam cães. Então, é uma forma de conseguir tirar o cão de uma situação de sofrimento e dar um lar de passagem, até que ele ganhe uma nova casa. Não é um lar temporário até que ele seja adotado, mas uma casa de emergência para ele ter onde passar a noite ou algumas poucas noites até encontrar outra saída.

É uma forma de prevenir abandonos ou deixar o animal em lares abusivos, com possibilidade de maus tratos. E até um incentivo para que pessoas em situação de abuso ou violência busquem ajuda com a certeza de que seu pet será acolhido também.

2) HICC Pet com dedal para limpeza de dentes e ouvidos. Sei que não é fácil acostumar o pet de ter sua boca manipulada. Então, um dedal com produto que ajuda na limpeza química e com textura que ajuda na remoção física, me pareceu ser uma ótima opção para começar a dessensibilizar o pet para uma posterior escovação com a escova correta e pasta de dente específica. O mesmo acontece com o ouvido, com um dedal que já vem com produto e facilita a manipulação.

inovações para o mercado pet - Foto: Luiza Cervenka

3) RyerCat é uma escova de dente específica para gatos. Além de ser bem menor do que a maioria encontrada no mercado, é flexível, para alcançar os locais mais profundos da cavidade oral felina. Também tem uma pegada de sustentabilidade, já que usa plástico de milho.

Publicidade

Escovas para gatos - Foto: Luiza Cervenka

4) Magic Coco e Progato apresentaram opções sustentáveis e naturais de granulados para gatos. Sei que é uma grande preocupação dos gateiros o descarte das areias ou substratos usados na caixa de areia. A Magic Coco propõe um granulado em duas apresentações, feito a base de fibra de coco. Já a Progato (empresa brazuca!) propõe um substrato feito da casca do arroz. Um subproduto que seria descartado e agora pode ser reutilizado para absorver urina dos gatos. Tudo isso faz parte da economia circular, um conceito ainda mais importante para os países em desenvolvimento, como o Brasil.

Fibras naturais ganham o cenário - Foto: Luiza Cervenka
Brasil também está entre as novidades do evento - Foto: Luiza Cervenka

5) Caminha térmica. Foram duas marcas que encontrei, com tecnologias diferentes. Uma liga na tomada e resfria ou esquenta. Não precisa se preocupar com o peso do animal para que haja uma reação de resfriamento. Já a outra, resfria quando o animal está muito quente e esquenta quando está muito frio. Não consegui entender muito bem como é a tecnologia, mas não usa eletricidade, apenas tecidos e camadas de um material específico.

Cama térmica para cães Foto: Luiza Cervenka

6) Bionic: o brinquedo indestrutível. A demonstração desse produto é a melhor parte. Eles colocam no liquidificador, pressionam com o material pontiagudo e nada dos brinquedos destruírem. Pode ser a solução para cães destrutivos? Sem dúvidas, mas vale um teste real.

Brinquedos indestruitíveis para cães - Foto: Luiza Cervenka

7) Brinquedo interativo na Nina Ottosson, em parceria com a Outward Hound.

Novidade Nina Ottosson com Outward Hound - Foto: Luiza Cervenka

Preciso confessar que esse item tem um viés bem grande. Não que ele não seja sensacional, mas eu sou imensamente fã da Nina Ottosson. Há quase 30 anos ela se dedica a desenvolver brinquedos que estimulem comportamentos naturais de cães e gatos. Os chamados puzzles (ou tabuleiros) criam desafios que estimulam os 5 sentidos dos cães de uma forma lúdica e educativa.

Publicidade

Como a própria Nina estava no evento, fui entrevistá-la. Sempre com novidades, Nina me contou que os puzzles aparecem em sua cabeça de uma forma natural. "Basta desenhar no papel e discutir a viabilidade com a equipe" explica Nina.

O que começou de forma amadora, feita por ela mesma em sua casa na Suécia, hoje ganhou o mundo, inclusive o Brasil. É possível encontrar os tabuleiros em diversos pet shops físicos e lojas on-line.

Nina explica que há diferentes níveis de dificuldade, mas mesmo começando com um mais simples, é possível dificultar, inclusive congelando o alimento dentro do tabuleiro. "Não é preciso sair comprando toda linha, à medida que o pet aprende. Há diversas formas de estimular cães e gatos a interagirem e serem desafiados pelo mesmo dispositivo. O importante é saber interagir de forma que o animal não se frustre e desista" conta.

Claro que tinham outros vários produtos incríveis, mas não caberiam todos aqui. Por isso, fiz um destaque no meu Instagram com todos os produtos que vi na feira e os meus comentários sobre. É só me seguir no @luizacervenka

Já estou curiosa para as novidades de 2025! Agora é aguardar uma promoção de passagem, reservar hotel e me preparar para a feira do ano que vem! Ainda não conseguirei ir à Interzoo. Quem sabe na de 2026 (a feira da Alemanha só ocorre a cada 2 anos). Enquanto isso, teremos a Pet South América em São Paulo, em agosto.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.