PUBLICIDADE

Criador do desafio do balde de gelo, Patrick Quinn, morre aos 37 anos

Patrick lutava contra uma esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde 2013

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Patrick Quinn foi um dos criadores do desafio do 'Ice Bucket' , em 2014 Foto: Instagram/ @als

O criador do desafio do balde de gelo, Patrick Quinn, morreu neste domingo, 22, aos 37 anos. O norte-americano lutava contra uma esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde o ano de 2013. 

PUBLICIDADE

A informação foi confirmada pela ALS Association, grupo de apoio que ajudou no desafio do balde de gelo. No Facebook do ALS, o grupo lamentou a morte de Quinn. 

“Pat aumentou a sensibilização e os fundos para a luta contra a ELA e os nossos sentimentos estão com a família de Quinn e todos os seus amigos(...)Ele vai fazer falta, mas continuará a inspirar-nos até termos um mundo sem ELA”, comunicou a ALS Association.

Em 2014, Patrick e Pete Frates ajudaram a popularizar a brincadeira de despejar baldes de água gelada sobre a cabeça para arrecadar fundos na luta contra a esclerose lateral amiotrófica. 

Na época, a iniciativa se tornou um fenômeno nas redes sociais e diversas personalidades participaram, como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Justin Bieber, Tom Cruise, Cristiano Ronaldo e Oprah Winfrey

Juntos, Patrick e Pete conseguiram arrecadar US$ 200 mil para custear pesquisas no combate e tratamento à ELA. Frates morreu em dezembro do ano passado, após anos de luta contra a doença.

"O desafio do 'Ice Bucket' acelerou a luta contra a ELA, levando a novas descobertas de investigação, à expansão dos cuidados para as pessoas com a doença e a um maior investimento do governo", revelou a associação. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.