PUBLICIDADE

Doença de Lyme: veja famosos diagnosticados e como a infecção impacta a saúde

Nomes como Justin Bieber e a modelo Bella Hadid já contaram como a doença fez com que eles precisassem se afastar de suas profissões

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No último domingo, 6, a modelo Bella Hadid, de 26 anos, publicou um relato em seu Instagram sobre sua luta contra a doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato comum na América do Norte.

PUBLICIDADE

Ela publicou uma sequência de fotos mostrando os bastidores de seu tratamento contra a doença, além de um longo desabafo sobre o efeito dela em sua vida. “Voltarei quando estiver pronta”, escreveu.

A modelo é apenas uma de muitas celebridades que revelaram terem sido infectadas pela doença e se abriram sobre o impacto que ela teve. O cantor Justin Bieber, de 29 anos, por exemplo, precisou cancelar uma turnê que faria em 2022 para tratar o problema

Quais os sintomas da doença de Lyme?

O primeiro sintoma da doença de Lyme costuma ser uma mancha vermelha que aparece na região onde a pessoa foi picada pelo carrapato que a transmite. Ela pode ser seguida de mal-estar e cansaço.

Depois, a infecção afeta o sistema imunológico, causando febre, dor de cabeça, rigidez articular e dores musculares. Os sintomas iniciais são parecidos com o de uma gripe ou virose, o que pode dificultar o diagnóstico.

Em casos mais graves, quando a bactéria atinge o coração, o tecido cardíaco (miocardite) pode sofrer inflamação, gerando dor torácica, arritmias e até desmaios.

Famosos diagnosticados com doença de Lyme

  • Justin Bieber: O cantor canadense revelou, em 2020, ter sido diagnosticado com a infecção. Na ocasião, ele afirmou que sua pele, funções cognitivas, energia e saúde em geral foram afetadas pela doença. Já em 2022, o artista cancelou o restante da Justice World Tour, turnê que passou pelo Rock in Rio, após revelar que havia sofrido uma piora no seu estado de saúde.

Publicidade

Justin Bieber é um dos famosos que foi diagnosticado com a doença de Lyme. Foto: Mario Anzuoni/Reuters
Avril Lavigne fala sobre sua luta contra a doença de Lyme no disco 'Head Above Water', de 2019. Foto: Mike Blake/REUTERS
Shania Twain luta contra os efeitos da doença de Lyme há duas décadas.  Foto: Mario Anzuoni/REUTERS
Kelly Osbourne sofreu por 10 anos antes de ser diagnosticada corretamente com a doença de Lyme.  Foto: ETIENNE LAURENT/EFE/EPA
  • Bella Hadid: A modelo de 26 anos foi diagnosticada com a doença de Lyme em 2012. Em abril, ela revelou que complicações com um canal radicular reacenderam os sintomas da infecção. Desde então, ela tem se mantido afastada das passarelas e dos principais eventos de moda.
Bella Hadid está afastada das passarelas por conta da doença de Lyme. Foto: Emmanuel Dunand / AFP
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.