A Adidas parece obcecada em impulsionar as pessoas para a corrida de formas diferentes. Após um sucesso estrondoso com a linha profissional Adizero, com seus derivados mais amadores Adistar, Solarglide e Supernova, e com a bem sucedida nova geração do 4DFWD, a marca aponta seu canhão de inovação para o novo Switch FWD. O modelo usa um material comum e até de certa forma batido, como a EVA, para criar algo complemente novo e eficiente. É justamente nesta forma disruptiva de olhar algo que já estava aí que reside toda a graça do Switch FWD.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/57MTN6WBKBF6TGUGXJQZWSOAJA.jpg?quality=80&auth=85aa7780384692ac4dc93ba884f65763f536619c98a301f4a59057e9b1c0489d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/57MTN6WBKBF6TGUGXJQZWSOAJA.jpg?quality=80&auth=85aa7780384692ac4dc93ba884f65763f536619c98a301f4a59057e9b1c0489d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/57MTN6WBKBF6TGUGXJQZWSOAJA.jpg?quality=80&auth=85aa7780384692ac4dc93ba884f65763f536619c98a301f4a59057e9b1c0489d&width=1200 1322w)
A entressola em EVA do tênis tem espaços vazios projetados meticulosamente para gerar impulso durante a corrida. A ideia desde o início foi transformar peso e gravidade em movimento, melhorando o potencial de performance de corredores em busca de bater ou apenas matar o tempo. E este objetivo é plenamente atingido.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VSCFIAIMHNEW7LRPQT43VGTIIQ.jpg?quality=80&auth=4581d56f55b77d9744bbd31f28fe442f25c51ab0ec74f0117e633624a7638df3&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VSCFIAIMHNEW7LRPQT43VGTIIQ.jpg?quality=80&auth=4581d56f55b77d9744bbd31f28fe442f25c51ab0ec74f0117e633624a7638df3&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VSCFIAIMHNEW7LRPQT43VGTIIQ.jpg?quality=80&auth=4581d56f55b77d9744bbd31f28fe442f25c51ab0ec74f0117e633624a7638df3&width=1200 1322w)
Durante o uso do tênis, logo de cara, foi fácil perceber como esses encaixes estratégicos da entressola se alinham e desalinham em impulso quando se coloca e retira o peso da pisada. Para corredores mais pesados, como eu, de mais de 100 kg, o efeito ainda parece ser potencializado pela gravidade e o uso sugere que a tecnologia seja ainda mais perceptível. Assim como na nova geração do 4DFWD, que beneficia a pressão e encaixa melhor a trama em 3D com mais peso em cima.
Uma placa de TPU ainda trabalha em conjunto com a entressola de EVA para garantir uma transição mais suave e acolchoada em cada pisada. Ela também parece ajudar na estabilidade, para que o pé não vire ou esparrame demais para os lados já que, na prática, o Switch FWD é quase um tênis plataforma, com 45 mm de altura no calcanhar e 35 mm no resto da entressola e sola.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q5YDFWZQJRE5RF46V23VTXX4J4.jpg?quality=80&auth=741c5ddc69f4b4ffff75f29da3ba176ddeb7a409411af64ca56c219aa544657c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q5YDFWZQJRE5RF46V23VTXX4J4.jpg?quality=80&auth=741c5ddc69f4b4ffff75f29da3ba176ddeb7a409411af64ca56c219aa544657c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q5YDFWZQJRE5RF46V23VTXX4J4.jpg?quality=80&auth=741c5ddc69f4b4ffff75f29da3ba176ddeb7a409411af64ca56c219aa544657c&width=1200 1322w)
Fora a inovação da entressola, o Switch FWD possui ainda dois aspectos de gabarito que fazem dele um tênis bem interessante. A sola é feita pela empresa de pneus Continental que, segundo a Adidas, garante um patamar elevado de aderência em todas as condições climáticas e também um conjunto leve, de 335 gramas no total do tênis. Não cheguei a usar o modelo em pisos molhados, mas em asfalto empoeirado e em terra batida firme ele foi muito bem. Não chega a ser uma opção de trekking, mas se mostrou um bom coringa para ocasiões variadas.
Cabedal moderno também é destaque
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5QPWBDURFFFQJOWWR7OZQGOY6A.jpg?quality=80&auth=cf3c968a945248b035bfeef5176e2b1f5eb2039853b6bb52dfc72a38021bae4c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5QPWBDURFFFQJOWWR7OZQGOY6A.jpg?quality=80&auth=cf3c968a945248b035bfeef5176e2b1f5eb2039853b6bb52dfc72a38021bae4c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/5QPWBDURFFFQJOWWR7OZQGOY6A.jpg?quality=80&auth=cf3c968a945248b035bfeef5176e2b1f5eb2039853b6bb52dfc72a38021bae4c&width=1200 1322w)
O outro item que chama a atenção é o Engineered Mesh do cabedal, que ao mesmo em que aparenta ser bastante resistente, tem muita maleabilidade, deixando o tênis estruturado e confortável. Ele também tem aberturas estrategicamente posicionadas para aumentar a respirabilidade na frente e perto da gola, mantendo os pés arejados durante a corrida. Completam o pacote a boa estrutura do calcanhar e a língua pouco acolchoada, mas razoavelmente estruturada, que encaixa adequadamente no pé.
Segundo Mili Seiffert, Product Manager global dos tênis de corrida da Adidas, os anos de estudos para criar o Switch FWD tiveram como foco a tecnologia e a performance primeiro, e depois esses parâmetros foram embalados em um conceito de design. Que aqui, em avaliação minha, tem total foco no crescimento da On entre os consumidores de renda elevada.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q53NKLCVMBDJ5LFVKW6QMC2A7U.jpg?quality=80&auth=2bbae3a5d2a7ac22ac03cb111121004da2e75860a5e4a6a9c2f88b477189e1a8&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q53NKLCVMBDJ5LFVKW6QMC2A7U.jpg?quality=80&auth=2bbae3a5d2a7ac22ac03cb111121004da2e75860a5e4a6a9c2f88b477189e1a8&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/Q53NKLCVMBDJ5LFVKW6QMC2A7U.jpg?quality=80&auth=2bbae3a5d2a7ac22ac03cb111121004da2e75860a5e4a6a9c2f88b477189e1a8&width=1200 1322w)
Sobre as cores mais sóbrias do tênis, Mili afirmou que a intenção é que as pessoas olhem primeiro para a entressola e para a tecnologia e depois para o cabedal, e por isso eles buscaram usar uma paleta de cores mais neutra e elegante, embora haja versões rosa e verde limão disponíveis. No Brasil, o modelo chega dia 10 de agosto por R$ 999,99 nesta cw branca e verde com as três listras violeta-prateadas, e em azul e branca com detalhes verde-limão.