PUBLICIDADE

Publicidade

José Gabriel é bronze no Mountain Bike e conquista a primeira medalha do Brasil no Pan

O ouro ficou com o canadense Gunnar Holmgren e o chileno Martín Vidaurre foi prata; outro brasileiro, Ulan Galinski, ficou na quarta colocação

Por Estadão Conteúdo
Atualização:

José Gabriel de Almeida conquistou na fria manhã deste sábado, muito próximo das Cordilheiras dos Andes, a primeira medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago ao levar o bronze no Mountain Bike. O ouro ficou com o canadense Gunnar Holmgren. O chileno Martín Vidaurre terminou com a prata. Outro brasileiro na disputa, Ulan Galinski, finalizou a disputa na quarta colocação.

PUBLICIDADE

“Foi um circuito bem duro, bem desgastante. Tentei poupar a energia nas primeiras voltas para dar tudo de mim no final. A estratégia foi acertada e consegui segurar essa medalha para o Brasil”, disse José Gabriel, ao Canal Olímpico.

Esta é a quinta medalha do Brasil na história do Pan no Mountain Bike. Foram três de prata, com Edvandro Cruz em 2003, Rubens Valeriano em 2007 e Henrique Avancini em 2019, e uma de bronze no feminino, com Jaqueline Mourão em 2019.

Medalhista de bronze, José Gabriel começou a prova, disputada no Club Deportivo Universidad Católica, com uma boa intensidade e chegou a estar no segundo lugar, no entanto, acabou ultrapassando por Holmgren e precisou brigar com os demais adversário, inclusive com o compatriota Galinski, para se segurar a terceira colocação nas primeiras voltas.

José Gabriel ganhou primeira medalha do Brasil no Pan de Santigago Foto: Foto: Wander Roberto/COB @wander_imagem

O trio acabou se desgarrando dos demais concorrentes, mas nas voltas seguintes o brasileiro também ficou para trás e viu o canadense assumir a primeira colocação de Vidaurre. José Gabriel, no entanto, manteve-se forte na disputa e conseguiu fechar a disputa com 1min20s13, contra 1min17s59 de Holmgren, que acabou ficando com a medalha de ouro.

Já Ulan Galinski ficou boa parte da prova em quarto lugar, caiu para sexto, mas na última passagem se recuperou e terminou entre os quatro mais rápidos, muito próximo de uma medalha.

Os jogos Pan-Americanos de Santiago começaram nesta sexta-feira a vai até o dia 05 de novembro. A expectativa é de mais medalhas para o Brasil durante este sábado.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.