Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Qual é o perfil do corredor de rua brasileiro?

Ticket Sports acaba de divulgar pesquisa com os dados de 1,3 milhão de inscrições realizadas na plataforma em 2023

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera

O Ticket Sports, plataforma de compra de inscrições para eventos esportivos, acaba de divulgar a pesquisa "Perfil do Atleta Brasileiro", baseada nos dados de 1 milhão e 300 mil inscrições realizadas em 2.466 provas, como corridas de rua, em trilha, provas de mountain bike, triatlo, e outros esportes outdoor. É a sétima edição do estudo. No comparativo com 2022, houve aumento dos corredores no Nordeste e o número de mulheres voltou a crescer, são 43%, mas longe ainda dos 53%, marca que o público feminino atingiu em 2018.

 Foto: SP City Marathon

PUBLICIDADE

Como nos últimos anos, o esportista brasileiro gosta mesmo é de correr na rua, e são nessas provas que se inscreve. Das inscrições, 82,4% foram para provas de corrida de rua, seguidas por ciclismo (5%) e triatlo (3,3%). A idade média do esportista se manteve: 36 a 45 anos (32,6% do total), com leve aumento nas faixas entre 15 a 25 anos (7,9% do total - aumento de o,9%), e 26 a 35 anos (24,6% do total, aumento de 0,6%).

Melhores dias para compras se mantiveram no começo da semana: segunda-feira (18,4%) e terça-feira (17,8%). E o pior dia é o sábado, com apenas 8,4%. Quanto ao horário - a maioria das compras é efetuada entre 13h e 18h.

 Foto: Ticket Sport

Consolidando os dados, podemos dizer que o esportista brasileiro é um homem de 40 anos, que mora no Sudeste (60,2%), faz sua inscrição no celular (60,2%), no período vespertino. Alguém como o ex-jogador de futebol Kaká, 41 anos, que por sinal correu já correu a Maratona do Rio, ou o cantor Thiaguinho, os pais dele são professores de Educação Física.

"A análise do perfil do público é uma tradição para nós. Gostamos de comparar resultados e fazer um compilado para entender comportamentos e tendências. Lançá-lo no início do ano significa entregar nas mãos de organizadores e marcas um exercício perfeito para o planejamento do ano", afirma Gabriella Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

Publicidade

A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das suas principais missões de fornecer conhecimento para o mercado, mas é necessário preencher um formulário.

 

Link da pesquisa-  Ticket Sports - Perfil do Atleta Brasileiro 2023

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.