SÃO PAULO - Em um campo que mais parecia uma piscina, o Palmeiras venceu tranquilamente o Uberaba por 4 a 0 e, diferentemente da última rodada, eliminou a partida de volta e já está classificado na Copa do Brasil.
Vivendo um ambiente muito mais tranquilo que a equipe mineira, que perdeu o treinador no início da semana e que não vence há três rodadas, o Palmeiras agora aguarda a definição do duelo entre Sampaio Corrêa e Santo André.
Sem a menor condição de ter uma partida de futebol devido à forte chuva que atingiu Uberaba e ao péssimo sistema de drenagem, o árbitro resolveu, principalmente pelo calendário apertado do futebol brasileiro, realizar o jogo, ou a 'pelada' como foi chamada por Felipão.
Beneficiado principalmente pela qualidade do campo de defesa do Uberaba, que possibilitava um melhor toque de bola por estar mais seco do que o seu campo, o Palmeiras praticamente liquidou a partida nos primeiros vinte minutos de jogo.
E, foi justamente em uma arrancada de Luan pela lateral que estava menos comprometida, que o Palmeiras conseguiu abrir o marcador. O jogador acertou belo chute, obrigou o goleiro Fernando a jogar a bola para a linha de fundo. No escanteio, Marcos Assunção colocou a bola na cabeça do atacante, que subiu sozinho e abriu o marcador.
Na frente do marcador, o Palmeiras continuou a criar as melhores jogadas da partida, e não tardou para ampliar e ficar ainda mais tranquilo. Luan tabelou com Kléber na entrada da área do Uberaba, saiu na cara de Fernando e tocou com categoria na saída do goleiro, sem chances de defesa.
Palmeiras continuou a pressionar, e o não ampliou a vantagem graças a trave e ao péssimo estado do gramado que, muitas vezes, chegou a parar a bola no momento do chute do atacante. O Uberaba também teve suas chances, chegou a colocar uma bola na trave de Deola, mas a fraca qualidade técnica da equipe, aliado ao péssimo estado do gramado, ajudou a equipe paulista.
Kléber ampliou já nos acréscimos, com um chute fraco, mas bem colocado no canto do goleiro Fernando, que não pulou e apenas ficou olhando a bola morrer no fundo das redes.
Na segunda etapa, a equipe paulista diminuiu o ritmo, principalmente pelo estado do gramado que desgastou bastante os jogadores na primeira etapa, e mas conseguiu manter a vantagem obtida na primeira etapa.
Kléber, Luan e Valdívia criaram algumas oportunidades, principalmente em boas triangulações, mas o campo não ajudou os atacantes palmeirenses. O setor defensivo da equipe mineira era o mais prejudicado pela chuva, e em muitas oportunidades a água acabou atuando do lado Uberaba.
E, quando todos já davam como certa a vitória por 3 a 0, o lateral Vítor fez boa jogada pela lateral esquerda, e Kléber, outro que fez boa partida, selou a goleada palmeirense com um belo gol de voleio.
Com este resultado, a equipe ganha uma semana para se preparar para o Campeonato Paulista e, principalmente, poupar os jogadores, como ressaltou Marcos Assunção na saída do gramado.
UBERABA- 0 - Fernando, Maurinho (Éder), Rodrigão, Felipe e Bruno Campos; Balduíno, Gustavo, Gabriel (Juninho Cearense) e Cristiano Brasília (Hugo); Marcinho e Cadu. Técnico: Nenê Belarmino PALMEIRAS- 4 - Deola, Márcio Araújo, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Marcos Assunção (João Vitor), Valdivia (Vinícius) e Patrik (Cicinho); Luan e Kleber. Técnico: Luis Felipe Scolari
Gols: Luan, aos 11 e aos 21, e Kleber, aos 42 do primeiro tempo e aos 46 do segundo tempo; Cartões amarelos: Balduíno, Gabriel, Rodrigão, Hugo; Thiago Heleno;Árbitro: Pablo Alves dos Santos (ES); Público e Renda: Não divulgado; Estádio: Uberabão, em Uberaba (MG);
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.