PUBLICIDADE

Publicidade

Fluminense garante vaga com título da Libertadores ao Mundial de Clubes 2023; veja os classificados

Torneio será entre 12 e 22 de dezembro, em Jedá, na Arábia Saudita

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Fluminense vai representar a América do Sul no Mundial de Clubes 2023. Depois do título da Libertadores, conquistado neste sábado, com uma vitória na prorrogação sobre o Boca Juniors, o time do técnico Fernando Diniz confirmou vaga no torneio que acontece entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

A estreia será no dia 19 de dezembro. Entre os possíveis adversários do campeão da Libertadores está o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, que tem no elenco Karim Benzema, N’Golo Kanté e Fabinho. O clube saudita, que garantiu a vaga no torneio por ser o atual campeão da principal liga do país-sede, joga a fase preliminar contra o Auckland City, time da Nova Zelândia e campeão da Liga dos Campeões da Oceania. O vencedor pega o Al Ahly, do Egito, que conquistou o título continental africano.

Do outro lado da chave, o Manchester City, campeão da Uefa Champions League, terá pela frente nas semifinais o vencedor do confronto entre Club León (MEX) x Urawa Reds (JAP). Esta será a primeira vez que o time comandado por Pep Guardiola vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa, assim como o Fluminense.

John Kennedy recebe o abraço do técnico Fernando Diniz após o Fluminense conquistar o título da Libertadores Foto: Carl Souza /AFP

Confira os confrontos do Mundial de Clubes da Fifa

Fase preliminar

  • Al-Ittihad x Auckland City

Quartas de final

  • Al Ahly x Al-Ittihad ou Auckland City
  • León x Urawa Red Diamonds

Publicidade

Semifinais

  • Fluminense x Al Ahly ou Al-Ittihad ou Auckland City
  • Manchester City x León ou Urawa Red Diamonds

Fluminense também garante vaga no Mundial de 2025

Apesar de a Fifa querer manter o torneio anualmente, o atual formato ainda não está garantido para 2024. A entidade máxima do futebol deseja excluir o país-sede e fazer uma final em campo neutro entre o campeão da Uefa Champions League e o vencedor de um playoff intercontinental entre as outras Confederações.

Em 2025, o torneio será disputado por 32 equipes dos seis continentes, sendo realizado a cada quatro anos. O atual campeão do torneio é o Real Madrid. Nas últimas dez edições, o clube europeu sempre se sagrou campeão. O último brasileiro a conquistar o torneio foi o Corinthians, em 2012, e a última equipe do País a disputar a final foi o Palmeiras, em 2022, quando perdeu a decisão por 2 a 1 para o Chelsea. Palmeiras e Flamengo também estão classificados para a edição de 2025.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.