PUBLICIDADE

Publicidade

Libertadores: o que está em jogo na última rodada da fase de grupos; veja partidas e onde assistir

Alguns clubes brasileiros lutam pelo primeiro lugar da classificação geral, outros defendem uma vaga no mata-mata do torneio

PUBLICIDADE

Foto do author Milena Tomaz
Atualização:

A rodada derradeira da fase de grupos da Copa Libertadores começa nesta terça-feira e termina na quinta-feira. Os duelos são marcados pela expectativa para a definição dos times que avançam às oitavas de final e as colocações tanto na classificação geral quanto nas chaves.

Entre as equipes brasileiras, o Atlético-MG, o São Paulo, o Palmeiras, o Fluminense e o Botafogo já estão garantidos no mata-mata. O Flamengo é o clube do País com mais riscos de ficar pelo caminho e ir para a disputa do playoff da Sul-Americana, enquanto o Grêmio deve ter o futuro definido apenas em junho por causa das partidas adiadas.

Libertadores chega a última rodada da fase de grupos com disputas importantes. Foto: Pedro Kirilos/Estadão

O que está em jogo na Libertadores

A rodada seis da fase de grupos é importante para definir o time com a melhor campanha na classificação geral da Libertadores. Palmeiras e Atlético-MG estão nessa disputa, assim como os argentinos River Plate e Talleres. O primeiro lugar na tabela assegura a vantagem de decidir todos os confrontos do mata-mata até a grande decisão em casa, com o apoio da torcida. No momento, a colocação geral é definida com auxílio do primeiro critério de desempate, que é o saldo de gols. Veja, a seguir, a situação do top-4:

Classificação geral da Libertadores

  1. Palmeiras - 13 pontos (SG: 9)
  2. River Plate - 13 pontos (SG: 7)
  3. Talleres - 13 pontos (SG: 6)
  4. Atlético-MG - 12 pontos (SG: 4)

PUBLICIDADE

O Palmeiras recebe o San Lorenzo no Allianz Parque na quinta-feira, naquele que deve ser o último jogo de Endrick pelo clube. Também na quinta, o River Plate tem a partida contra o Deportivo Táchira em casa pela frente. O Atlético-MG encara o venezuelano Caracas na Arena MRV nesta terça-feira, enquanto o Talleres vai ao MorumBis enfrentar o São Paulo.

O São Paulo, no mais otimista dos cenários, também pode sonhar com o G-4 na classificação geral. Para isso, a equipe comandada por Luis Zubeldía precisa superar o time argentino na quarta-feira. A vitória diante do Talleres garante também o primeiro lugar do Grupo B e, portanto, a chance de poder decidir o duelo das oitavas em casa.

Outro tricolor brasileiro na competição, o Fluminense já tem a liderança da Chave A assegurada com 11 pontos, e o duelo contra o Alianza Lima no Maracanã pode ser importante para o atual campeão conseguir um lugar entre as cinco melhores campanhas do torneio. Contudo, o clube comandado por Fernando Diniz conta com tropeços dos adversários à frente na classificação.

Publicidade

O Botafogo também está nas oitavas de final, mas tem um confronto direto contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, fora de casa. As duas equipes estão com nove pontos no Grupo D, mas o time colombiano leva vantagem no saldo de gols. Dessa forma, o jogo no Estádio Metropolitano nesta terça-feira marca a luta pela liderança da chave.

Das equipes do País, apenas Flamengo e Grêmio ainda não garantiram um lugar na próxima fase. O carioca tem a missão mais complicada: está na segunda colocação do grupo E com sete pontos, empatado com o Palestino, o terceiro colocado.

O próximo duelo dos comandados por Tite será contra o lanterna Millonarios nesta terça e, caso o rubro-negro vença, assegura a vaga nas oitavas. Se empatar, precisa de um tropeço ou derrota do rival chileno diante do Bolívar para avançar. Caso o cenário não seja favorável, o clube brasileiro pode dar adeus à competição.

O Flamengo será eliminado da Libertadores nos seguintes cenários: empate com o Millonarios e vitória do Palestino diante do Bolívar; e derrota para o clube colombiano aliada a um placar empatado no duelo em La Paz. Em ambos os casos, o rubro-negro vai para a disputa do playoff da Sul-Americana.

Já o Grêmio não pôde atuar nas últimas rodadas por causa das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e teve as partidas adiadas pela Conmebol. O tricolor gaúcho ainda não jogou no returno da competição e vai voltar a campo pela primeira vez desde 30 de abril na quarta-feira, contra o The Strongest, no estádio Couto Pereira.

Com isso, a definição do grupo C deve ocorrer apenas em 8 de junho, quando o Grêmio tiver disputado todas as partidas da fase inicial. Veja, a seguir, a classificação dos grupos da Libertadores:

Grupo A

  1. Fluminense - 11 pontos
  2. Colo-Colo - 5 pontos
  3. Cerro Porteño - 5 pontos
  4. Alianza Lima - 4 pontos

Publicidade

Grupo B

  1. Talleres - 13 pontos
  2. São Paulo - 10 pontos
  3. Barcelona de Guayaquil - 3 pontos
  4. Cobresal - 1 ponto

Grupo C

  1. The Strongest - 10 pontos
  2. Huachipato - 5 pontos
  3. Estudiantes - 4 pontos
  4. Grêmio - 3 pontos

Grupo D

  1. Junior Barranquilla - 9 pontos
  2. Botafogo - 9 pontos
  3. Universitario - 5 pontos
  4. LDU - 4 pontos

Grupo E

  1. Bolívar - 10 pontos
  2. Flamengo - 7 pontos
  3. Palestino - 7 pontos
  4. Millonarios - 3 pontos

Grupo F

  1. Palmeiras - 13 pontos
  2. San Lorenzo - 7 pontos
  3. Independiente del Valle - 4 pontos
  4. Liverpool-URU - 4 pontos

Grupo G

  1. Atlético-MG - 12 pontos
  2. Peñarol - 9 pontos
  3. Rosario Central - 7 pontos
  4. Caracas - 1 ponto

Grupo H

  1. River Plate - 13 pontos
  2. Nacional-URU - 10 pontos
  3. Libertad - 4 pontos
  4. Deportivo Táchira - 1 ponto

Onde assistir aos jogos da última rodada da fase de grupos da Libertadores 2024

Terça-feira - 28/05

  • 19h - Peñarol x Rosario Central - ESPN 3 e Star+
  • 19h - Atlético-MG x Caracas - Paramount+
  • 19h - LDU x Universitario - Paramount+
  • 19h - Junior x Botafogo - ESPN 4 e Star+
  • 21h - Bolívar x Palestino - ESPN 3 e Star+
  • 21h - Flamengo x Millonarios - ESPN e Star+

Quarta-feira - 29/05

  • 19h - Estudiantes x Huachipato - ESPN e Star+
  • 19h - Grêmio x The Strongest - ESPN e Star+
  • 21h30 - Cerro Porteño x Colo-Colo - Paramount+
  • 21h30 - Fluminense x Alianza Lima - Globo, ESPN e Star+
  • 21h30 - São Paulo x Talleres - Globo e Paramount+
  • 21h30 - Barcelona x Cobresal - ESPN e Star+

Quinta-feira - 30/05

  • 19h - Palmeiras x San Lorenzo - Paramount+
  • 19h - Independiente del Valle x Liverpool - Paramount+
  • 21h - River Plate x Deportivo Táchira - Paramount+
  • 21h - Libertad x Nacional - Paramount+
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.