PUBLICIDADE

Lionel Messi é eleito atleta do ano de 2023 pela revista americana ‘Time’

Argentino é o primeiro jogador de futebol a conquistar a premiação; na última temporada, venceu a Copa do Mundo pela seleção argentina e o Campeonato Francês pelo Paris Saint-Germain

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Campeão mundial pela Argentina em 2022 e vencedor da última Bola de Ouro, Lionel Messi alcançou o ápice do futebol nesta temporada. Não à toa, o atacante trocou o futebol europeu pela Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, para passar mais tempo com sua família, sem a pressão de Barcelona e Paris Saint-Germain. Mesmo assim, o argentino foi eleito nesta terça-feira, dia 5, o Atleta do Ano pela revista americana Time.

PUBLICIDADE

A publicação é conhecida por, a cada temporada, eleger a principal personalidade do mundo. Isso ocorre desde 1927. Ao longo dos anos, John F. Kennedy, Joseph Stalin e Adolf Hitler foram alguns dos nomes eleitos pela revista – em 2022, Volodmir Zelenski, presidente da Ucrânia, venceu o prêmio, em meio à Guerra da Ucrânia. A premiação de “Atleta do Ano”, no entanto, só passou a ser concedida em 2019 pela revista.

Messi, campeão francês pelo Paris Saint-Germain além dos feitos pela Argentina na última temporada, será o primeiro atleta de futebol masculino a vencer a premiação. Em 2019, a seleção americana feminina de futebol foi eleita, coletivamente como “Atleta do Ano”, após a conquista da Copa do Mundo. LeBron James, Simone Biles e Aaron Judge venceram nos anos seguintes.

Messi é eleito Atleta do Ano pela revista Time Foto: Reprodução/Time

Messi não entra em campo pelo Inter Miami desde setembro, quando a franquia foi eliminada da MLS. Ele só jogará novamente na próxima temporada. Houve a possibilidade de que ele fosse emprestado a um clube da Arábia Saudita ou Europa nesse período sem atividade, algo que já ocorreu com outros atletas, como David Beckham e Thierry Henry. No entanto, o atacante optou por permanecer nos EUA, de ‘férias’, com sua família.

Na Leagues Cup, torneio que ocorre durante a temporada da MLS, Messi conquistou seu primeiro título com a camisa do Inter Miami. Com dez gols em sete jogos, o camisa 10 se sagrou campeão da competição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.