Publicidade

Rosberg domina o dia em Suzuka e lidera dobradinha da Mercedes nos treinos livres

Apesar de domínio, carro do alemão soltou um pouco de fumaça na segunda atividade do dia

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Líder do campeonato, Nico Rosberg dominou os treinos livres desta sexta-feira do GP do Japão, a 17ª das 21 etapas da temporada 2016 da Fórmula 1. Após ser o mais rápido da primeira atividade, o alemão da Mercedes repetiu o resultado na segunda sessão do dia no Circuito de Suzuka.

Após marcar o tempo de 1min32s431 na primeira sessão, Rosberg melhorou o seu tempo na atividade vespertina (no horário japonês) e fechou a sexta-feira com a melhor marca, de 1min32s250, liderando a dobradinha da Mercedes com o inglês Lewis Hamilton, o seu companheiro de equipe na Mercedes e adversário na luta pelo título do Mundial de Pilotos.

Rosberg domina primeiros treinos no circuito de Suzuka, no Japão Foto: Diego Azubel/EFE

PUBLICIDADE

Hamilton, que havia ficado a 0s215 de Rosberg no primeiro treino livre, até se aproximou do alemão, mas não conseguiu superá-lo, tendo marcado o tempo de 1min32s322, a apenas 0s072 do líder do campeonato.

Com cinco corridas restantes para o fim da temporada, Rosberg possui uma vantagem de 23 pontos sobre Hamilton, que sofreu um problema no motor no último fim de semana, quando liderava o GP da Malásia, permitindo que o seu companheiro de equipe ampliasse a folga na ponta do campeonato.

Agora, no circuito de Suzuka, Hamilton vai tentar encerrar um jejum de quatro provas sem vitórias, além de assegurar o seu terceiro triunfo consecutivo no circuito de Suzuka, onde já triunfou em três oportunidades. Já Rosberg nunca venceu a prova japonesa.

Embora tenha sido o mais rápido, Rosberg viveu momentos de incerteza no segundo treino livre, quando a sua Mercedes soltou um pouco de fumaça. Mas o problema ficou restrito a isso e logo o alemão assumiu a dianteira da classificação com os pneus duros. Depois, com os macios, melhorou a sua marca e não foi superado por mais nenhum piloto.

Apesar do domínio da Mercedes, a disputa pelas primeiras posições no segundo treino livre não ficou restrita aos seus pilotos. Em um resultado encorajador para a sequência do fim de semana, o finlandês Kimi Raikkonen registrou o terceiro melhor tempo com a sua Ferrari, com 1min32s573, a apenas 0s3 de Rosberg, sendo o último piloto a fazer uma volta em menos de 1min33.

Publicidade

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, foi o quarto colocado, com a marca de 1min33s061. E o alemão Sebastian Vettel, dono de quatro vitórias em Suzuka, ficou na quinta posição com a sua Ferrari ao registrar o tempo de 1min33s103.

A dupla de pilotos da Force India, com o mexicano Sergio Pérez e o alemão Nico Hulkenberg, ficou na sexta e na sétima colocação, respectivamente, com eles separados por três décimos de segundo, consolidando a equipe na condição de quarto carro mais rápido do grid.

O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, e o espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, completaram a lista dos dez primeiros colocados do segundo treino livre do GP do Japão.

Após vencer a prova na Malásia no último fim de semana, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, fechou a sexta-feira em uma modesta 12ª colocação. Assim, ele ficou logo atrás do brasileiro Felipe Massa, da Williams, o 11º mais rápido com a marca de 1min34s127.

Outro brasileiro do grid da Fórmula 1, Felipe Nasr ficou apenas em 19º lugar, com a marca de 1min34s824, três posições à frente do sueco Marcus Ericsson, o seu companheiro de equipe na Sauber e pior piloto do segundo treino livre da prova em Suzuka.

Os pilotos voltam a acelerar no circuito neste sábado, quando será realizado o treino de classificação a partir das 3 horas (de Brasília), com previsão de chuva. O GP do Japão vai ser disputado no domingo, com largada prevista para as 4 horas.