Vídeo de manifestação bolsonarista na Avenida Paulista não é recente, e sim de 2024

Gravação circula como se fosse registro de ato a favor da anistia dos presos no 8 de Janeiro; na verdade, público foi reunido por Bolsonaro em São Paulo em fevereiro do ano passado

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriel Belic

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria uma multidão de manifestantes bolsonaristas na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 16.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso, pois as imagens estão fora de contexto. Na realidade, a gravação que circula como se fosse um registro deste domingo é de fevereiro de 2024, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram um ato na Avenida Paulista.

Vídeo de manifestação bolsonarista na Avenida Paulista não é recente, e sim de 2024 Foto: Reprodução/Threads

PUBLICIDADE

Saiba mais: neste domingo, 16, o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados reuniram manifestantes na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato defendeu a aprovação da anistia dos presos pelos ataques do 8 de Janeiro de 2023.

A manifestação contou com um público menor do que era esperado. Um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) apontou que 18,3 mil pessoas estavam reunidas em Copacabana.

Publicidade

Após a manifestação, começaram a circular diferentes imagens atribuídas ao ato. Uma das postagens compartilha uma multidão reunida na Avenida Paulista. “E assim foi o ato dos patriotas pela anistia”, escreveu o autor da publicação.

Por meio de uma busca reversa de imagens (saiba aqui como fazer), o Estadão Verifica constatou que a gravação compartilhada não é recente. Registros semelhantes indicam que o vídeo foi gravado em 25 de fevereiro de 2024. Nesta data, Bolsonaro reuniu manifestantes em São Paulo.

É possível comparar as imagens do vídeo com registros compartilhados por Fabio Wajngarten, assessor do ex-presidente, em fevereiro do ano passado. Há uma série de semelhanças, como os guarda-sóis e o caminhão branco próximo à estação Trianon-Masp. Veja abaixo.

Semelhanças nos registros indicam que filmagem é de fevereiro de 2024 Foto: Reprodução/Threads

No vídeo checado, também é possível identificar a voz do pastor Silas Malafaia em meio aos gritos dos manifestantes. Embora a fala não seja totalmente compreensível, pode-se ouvir a frase “recebeu elogio de terroristas assassinos do Hamas, que vergonha”. O trecho faz parte do discurso de Malafaia no evento, registrado por veículos de imprensa (veja aqui).

Publicidade

O vídeo que circula como se fosse deste domingo, inclusive, foi publicado dias antes do ato para convocar manifestantes. Em 21 de fevereiro, por exemplo, a mesma gravação foi compartilhada com a seguinte legenda: “Dia 16/03, eu vou!! Quem for compartilha!! (sic)."

Neste domingo, até houve uma manifestação na Avenida Paulista, mas com baixa adesão. Conforme noticiado pela imprensa (veja aqui, aqui e aqui), o público esvaziado pode ser explicado pela ausência de figuras públicas e políticos. A estimativa da USP aponta que 1.400 pessoas estavam reunidas.

Como lidar com postagens do tipo: tirar vídeos de contexto para atribuir a uma outra ocasião é uma tática conhecida de desinformação. No caso de manifestações, é comum que desinformadores compartilhem vídeos antigos de atos como se fossem atuais. Uma boa ferramenta para desmentir este tipo de conteúdo é a busca reversa. Ela ajuda a descobrir se aquela mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto.