Bomba da 2ª. Guerra explode na Inglaterra; veja vídeo

Explosivo de 250 kg foi encontrado no leste do país na terça-feira, 7; detonação não provocou nenhuma morte, segundo a polícia local

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Uma bomba de 250 kg lançada na 2ª. Guerra detonou na sexta-feira, 10, na Inglaterra, provocando uma forte explosão captada em vídeo na cidade de Great Yarmouth, no condado de Norfolk, no leste do país. A detonação aconteceu enquanto uma equipe de especialistas tentava desarmar o explosivo, mas, segundo a polícia local, ninguém ficou ferido.

O dispositivo explosivo foi encontrado na terça-feira, 7, por um funcionário que trabalhava em uma obra de dragagem em um trecho do rio Yare que corta a cidade. Equipes de emergência de Norfolk e especialistas em detonação de explosivos do Exército britânico foram enviados ao local logo após a comunicação da descoberta.

Durante a semana, autoridades consideraram a possibilidade de retirar a bomba do local e fazer a detonação em uma área controlada ou afastada, mas concluíram que a opção era muito arriscada pela possibilidade de uma explosão não intencional ao se retirar o explosivo envelhecido e exposto a condições de armazenamento inadequadas por tanto tempo. Outro fator de preocupação era o de que o explosivo estava fincado próximos a dois dutos de gás.

PUBLICIDADE

Ruas foram bloqueadas, o espaço aéreo foi isolado e até casas de repouso foram esvaziadas durante os trabalhos. E, segundo a polícia, estruturas preparadas para conter uma eventual explosão acabaram cumprindo com seu papel quando a bomba detonou.

“Ninguém ficou ferido e os danos foram limitados como resultado de uma caixa de areia protetora construída ao redor do dispositivo para mitigar qualquer raio de explosão no caso de uma detonação não intencional”, comunicou a polícia de Norfolk ao fim do incidente.

A Europa, principal palco das duas grandes guerras mundiais, eventualmente é lembrada da escala dos conflitos que seus países se envolveram, onde milhares de bombas foram disparadas. No ano passado, em meio à seca severa que atingiu alguns países, navios e explosivos ressurgiram do fundo de rios, trazendo de volta imagens dos dias de conflito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.