PUBLICIDADE

Ex-primeiro-ministro da Finlândia Alexander Stubb vence 1º turno das eleições presidenciais

Votação centrou-se no novo papel do país nórdico como linha da frente da OTAN com a Rússia e na situação de segurança na Europa.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

HELSINQUE - O ex-primeiro-ministro Alexander Stubb venceu o primeiro turno das eleições presidenciais da Finlândia neste domingo, 28, e enfrentará o vice-ministro das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, em um segundo turno no próximo mês. No total, já foram apurados 99,8% dos votos.

PUBLICIDADE

A votação centrou-se no novo papel do país nórdico como linha da frente da OTAN com a Rússia e na situação de segurança na Europa.

Stubb venceu o primeiro turno das eleições presidenciais com 27,2% dos votos, enquanto Haavisto, ex-ministro das Relações Exteriores, ficou em segundo lugar com 25,8%. O Presidente do Parlamento na Finlândia, Jussi Halla-aho, ficou em terceiro lugar com 19%, seguido pelo governador do Banco da Finlândia, Olli Rehn, com 15,3%.

Ex-premiê da Finlândia, Alexander Stubb.  Foto: Markku Ulander / AP

O resultado do primeiro turno das eleições será confirmado oficialmente na terça-feira.

O resultado levará a disputa para um segundo turno em 11 de fevereiro entre Stubb e Haavisto, porque nenhum dos candidatos recebeu mais da metade dos votos. /AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.