Onde ficam Israel e Irã? Veja mapa e distância entre os países envolvidos no conflito

Ataque do Irã ocorreu no sábado, com o lançamento de mísseis e drones contra Israel

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Irã lançou neste sábado, 13, um ataque de mísseis e drones contra Israel, em retaliação a bombardeio sofrido no dia 1º de abril, que matou líderes da Guarda Revolucionária Iraniana, na embaixada iraniana em Damasco, na Síria.

O ataque, identificado com horas de antecedência pelos exércitos israelense e americano, fez com que Israel se preparasse para a interceptação dos mísseis, utilizando sistemas antimísseis como o Domo de Ferro. Os países estão a uma distância de mais de 1,6 mil quilômetros (considerando as cidades de Jerusalém, em Israel, e Teerã, no Irã).

PUBLICIDADE

Israel faz fronteira com a Faixa de Gaza e também está cercado de outros países que abrigam grupos inimigos, como o Hezbollah, no Líbano, e os Houthis, no Iêmen.

Ambos os grupos também anunciaram ataques aéreos contra Israel, logo após o anúncio da ofensiva iraniana. O Hezbollah, inclusive, vem lançando mísseis contra Israel desde o ataque do Hamas em outubro.

O movimento segue a linha do chamado Eixo da Resistência, uma aliança entre forças militares e grupos armados contrários a Israel e à influência ocidental na região. Fazem parte do Eixo, além do Hezbollah e dos Houthis, grupos como o Hamas e o Hashd Al-Shaabi (Forças de Mobilização Popular), além da Síria e do Irã.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.