Presidente do Turcomenistão inaugura estátua dourada de um cachorro

Motivo para a construção da estrutura, diz a mídia estatal, é em ‘respeito e honra a uma coragem exemplar e coração cordial destes maravilhosos animais, tendo destacado o seu papel no destino histórico da nação’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ASHGABAT - O presidente do TurcomenistãoGurbanguly Berdymukhamedov, inaugurou na terça-feira, 10, uma estátua dourada de 6 metros de altura de um cachorro alabai na capital, Ashgabat. O alabai é uma raça originária do país, uma variante do pastor-da-ásia-central.

O motivo para a construção da estrutura, diz a mídia estatal, é em "respeito e honra a uma coragem exemplar e coração cordial desses maravilhosos animais, tendo destacado o seu papel no destino da história da nação".

Estátua de 6 metros de altura foi construída na capital do Turcomenistão, Ashgabat Foto: Altyn Asyr/Reprodução

PUBLICIDADE

Não é a primeira estátua que o líder turcomeno faz para um animal. Em 2015, Berdymukhamedov construiu uma estátua dele mesmo em cima de um cavalo. Em 2019, o presidente escreveu um livro sobre o cachorro alabai, em que conta a origem da raça e a relevância cultural que o cachorro exerce no país, considerado um símbolo nacional.

O líder do Turcomenistão também é conhecido por entregar alabais a chefes de Estado de países amigos. Em 2017, recebeu críticas pela forma que entregou um filhote ao presidente russo, Vladimir Putin.

Presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, exibe um alabai para dar de presente a Vladimir Putin, em encontro em Sochi. Foto: Maxim Shemetov/REUTERS

O Turcomenistão  é um dos países mais fechados do mundo. Um relatório deste ano sobre liberdade de imprensa no mundo mostra que o país está na penúltima posição, atrás apenas da Coreia do Norte. Berdymukhamedov comanda o país desde 2006.

Chefes de Estado e cachorros

O presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, costuma aparecer sempre ao lado de seus cachorros. Ainda neste ano, Bród, um cão boiadeiro-de-berna do presidente, chamou a atenção ao aparecer num evento do Dia Internacional da Mulher, em Dublin.

A rainha do Reino Unido, Elizabeth II, é conhecida por gostar de cachorros, principalmente da raça corgi. Susan foi a primeira que ganhou de presente, em seu aniversário de 18 anos, em 1944. Estima-se que, desde Susan, a rainha tenha tido mais de 30 outros cães.

Publicidade

Rainha Elizabeth para para ver um grupo de cães corgi que acompanharam a visita da monarca ao Candá, em 2005. Ela passou alguns minutos com os animais e conversando com os donos. Foto: Andy Clark/REUTERS

O alabai dado por Berdymukhamedov a Putin não foi o primeiro presente do tipo vindo de um chefe de Estado ao russo. Em 2010, ele ganhou um pastor búlgaro do primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borisov.

Putin tem fama de ter amor por cachorros. Yume, da raça akita, natural do Japão, é a cadela mais conhecida do presidente. Em visita ao país, em 2014, o russo a apresentou para o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe; em 2016, ela fez uma aparição numa entrevista para um canal de TV japonês no Kremlin.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a cadela Yume, em encontro com o ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em 2014. Foto: Kyodo/REUTERS
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.