PUBLICIDADE

Tempestade deixa mortos e arrasta avião na Argentina; veja vídeo

Teto de clube desabou durante o temporal e matou 13 pessoas em Bahía Blanca, na província de Buenos Aires; presidente Javier Milei lamentou as mortes

Foto do author Redação
Por Redação

BUENOS AIRES - O forte temporal que atingiu a Argentina neste fim de semana provocou 13 mortos na cidade portuária de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires. Com os fortes ventos, que atingiram150 quilômetros por hora, voos foram cancelados e um avião foi arrastado.

PUBLICIDADE

As vítimas foram surpreendidas pela tempestade durante uma competição de skate em um clube quando o telhado desabou. “Com grande pesar, 13 mortes foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas”, escreveu Federico Susbielles, prefeito da cidade, em sua conta na rede social X (antigo Twitter). Outras 14 pessoas ficaram ferida e equipes de resgate ainda vasculhavam os escombros neste domingo, 17, para avaliar a extensão da tragédia.

O presidente Javier Milei disse que “lamenta profundamente” as mortes e orientou que as pessoas em áreas de risco devem permanecer em casa. O governo afirma que monitora a situação e trabalha junto as autoridades locais para prestar assistência às vítimas e conter os estragos causados pela tempestade.

Ventos de 150 km/h deixaram rastro de destruição em Baía Blanca Foto: Luciano González/EFE

Na manhã deste domingo, ele esteve na Bombonera, o estádio do Boca Juniors para votar na eleição do clube argentino. De acordo com a imprensa argentina, o libertário deve visitar Bahia Blanca acompanhado por uma comitiva presidencial.

A destruição é generalizada: árvores arrancadas, postes tombados, e telhados arrancados se espalham pelas ruas argentinas. O mau tempo se espalhou também para pequenas cidades próximas, com fortes rajadas de vento e queda de granizo. Este vídeo que circula nas redes sociais mostra que a aeronave da Aerolíneas Argentinas estava parada na pista, quando foi movida pela ventania e derrubou a escada ao lado.

A capital Buenos Aires também foi atingida por ventos de quase 100 quilômetros por hora, fortes chuvas e cortes de energia elétrica na manhã de domingo, informou o prefeito Jorge Macri. Já a cidade de San Isidro, 20 km ao norte, ficou parcialmente isolada pela queda de árvores./AFP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.