PUBLICIDADE

Cenouras fazem bem para a visão? Luz azul é ruim? Especialistas avaliam 9 crenças sobre os olhos

Coisas como olhar para uma tela por longos períodos ou ler no escuro podem prejudicar ou provocar doenças?

Por Hannah Seo

THE NEW YORK TIMES - LIFE/STYLE - Se você já foi repreendido quando criança por ler no escuro, ou se usou óculos bloqueadores de luz azul ao trabalhar em um computador, você pode ter ideias incorretas sobre a saúde dos olhos.

PUBLICIDADE

Cerca de 4 em cada 10 adultos nos Estados Unidos correm alto risco de perda de visão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Mas muitas doenças oculares podem ser tratadas ou evitadas, disse o Dr. Joshua Ehrlich, professor assistente de oftalmologia e ciências visuais da Universidade de Michigan.

Aqui estão nove crenças comuns que as pessoas têm sobre a saúde ocular e o que os especialistas têm a dizer sobre elas.

Ficar olhando fixamente para uma tela pode prejudicar sua visão? Foto: Oumayma Ben Tanfous/The New York Times

Ler um livro ou ficar olhando um dispositivo eletrônico de perto faz mal aos olhos

Verdadeiro. Nossos olhos não devem se concentrar em objetos próximos ao nosso rosto por longos períodos de tempo, disse a Dra. Xiaoying Zhu, professora clínica associada de optometria e principal pesquisadora de miopia do SUNY College of Optometry na cidade de Nova York. Quando o fazemos, especialmente quando crianças, isso estimula o alongamento do globo ocular, o que com o tempo pode causar miopia.

Para ajudar a reduzir a tensão nos olhos, Zhu recomenda seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de leitura atenta, olhe para algo a pelo menos 20 pés (6 metros) de distância por pelo menos 20 segundos.

Ler no escuro pode piorar sua visão

Falso. No entanto, se a iluminação for tão fraca que você precise segurar seu livro ou tablet próximo ao rosto, isso pode aumentar os riscos mencionados acima e criar fadiga ocular, o que pode causar dor ao redor dos olhos e têmporas, dor de cabeça e dificuldade de concentração. Mas esses são geralmente sintomas temporários, disse Zhu.

Passar mais tempo ao ar livre ajuda a visão

Verdadeiro. Algumas pesquisas (principalmente focadas em crianças) sugerem que o tempo ao ar livre pode reduzir o risco de desenvolver miopia, disse Maria Liu, professora associada de optometria clínica na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os especialistas não entendem completamente por que isso ocorre, mas algumas pesquisas sugerem que a luz solar intensa pode estimular a retina a produzir dopamina, o que desencoraja o alongamento dos olhos (embora esses experimentos tenham sido conduzidos principalmente com animais, disse Zhu).

Publicidade

Muita luz ultravioleta pode prejudicar a visão

Verdadeiro. Há uma razão pela qual os especialistas dizem para não olhar para o sol. A exposição excessiva aos raios ultravioleta A e B da luz solar pode “causar danos irreversíveis” à retina, disse Ehrlich. Isso também pode aumentar o risco de desenvolver catarata, disse ele.

Muita exposição à luz ultravioleta também pode aumentar o risco de desenvolver câncer nos olhos, disse Ehrlich - embora esse risco seja baixo. Usar óculos de sol, óculos regulares ou lentes de contato que bloqueiam os raios UV pode oferecer proteção.

É preciso 'descansar' a vista do uso de óculos?) Foto: Oumayma Ben Tanfous/The New York Times

Fazer uma pausa no uso de óculos pode impedir que sua visão piore

Falso. Alguns pacientes que precisam de óculos dizem a Safal Khanal, professor assistente de optometria e ciência da visão na Universidade do Alabama em Birmingham, que não usam óculos o tempo todo porque acham que isso piorará sua condição. “Isso não é verdade”, disse ele. Se você precisa de óculos, deve usá-los.

Mesmo um pouco de luz azul das telas é prejudicial aos seus olhos

Falso. Embora algumas pesquisas tenham descoberto que a exposição à luz azul pode danificar a retina e potencialmente causar problemas de visão ao longo do tempo, nenhuma evidência sólida confirmou que isso acontece com exposições comuns em humanos, disse Ehrlich. Também não há evidências de que usar óculos bloqueadores de luz azul melhore a saúde dos olhos, acrescentou.

PUBLICIDADE

Mas as telas podem prejudicar a visão das outras maneiras descritas acima, inclusive deixando os olhos secos, disse Zhu. “Quando olhamos para uma tela, simplesmente não piscamos com a frequência que deveríamos”, disse ela, e isso pode causar fadiga ocular e visão embaçada temporária.

Fumar faz mal à saúde ocular

Verdadeiro. Um estudo do CDC de 2011 relacionou o tabagismo com doenças oculares autorrelatadas relacionadas à idade em adultos mais velhos, incluindo catarata e degeneração macular relacionada à idade, uma doença em que parte da retina se decompõe e embaça sua visão. Os produtos químicos tóxicos dos cigarros entram na corrente sanguínea e danificam os tecidos sensíveis dos olhos, incluindo a retina, o cristalino e a mácula, disse Khanal.

As cenouras fazem bem para os olhos

Verdadeiro. Embora uma dieta rica em cenouras não proporcione uma visão perfeita, algumas evidências sugerem que seus nutrientes são bons para a saúde dos olhos. Um grande ensaio clínico, por exemplo, descobriu que suplementos contendo nutrientes encontrados nas cenouras, incluindo antioxidantes como betacaroteno e vitaminas C e E, podem retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Publicidade

Seguir uma dieta rica em antioxidantes não evita necessariamente a ocorrência de doenças oculares, mas pode ser útil “particularmente para pessoas com degeneração macular precoce”, disse Ehrlich.

A deterioração da visão é uma parte inevitável do envelhecimento

Falso. A maioria das causas de declínio da visão na idade adulta - incluindo degeneração macular relacionada à idade, catarata e glaucoma - são evitáveis ou tratáveis se você detectá-las precocemente, disse Ehrlich. Se sua visão está começando a diminuir, não encare como “apenas envelhecimento”, acrescentou. Consultar um optometrista ou oftalmologista rapidamente (ou regularmente, todos os anos) lhe dará a melhor chance de evitar essas doenças, disse ele. /TRADUÇÃO LÍVIA BUELONI GONÇALVES

The New York Times Licensing Group - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.