Chineses terão que dar nome em microblogs

Governo estendeu a regra de cadastro de nome verdadeiro para a Weibo, plataforma semelhante ao Twitter

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Por Agências
Atualização:

Governo estendeu a regra de cadastro de nome verdadeiro para a Weibo, plataforma semelhante ao Twitter

 

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BEIJING – A China ampliará as exigências para o cadastro de nomes verdadeiros sobre usuários de microblogs, disse o órgão estatal responsável pela propaganda e informação nesta quarta-feira. É a mais recente medida do governo para controlar melhor os sites chineses semelhantes ao Twitter, amplamente populares no país.

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Autoridades do governo reconhecem que microblogs são úteis como uma ferramenta de opinião pública crítica, mas têm acusado repetidamente estes serviços de espalharem o que chamam de rumores infundados e vulgaridades. O governo divulgou advertências de que conteúdo online precisa ser aceitável sob a ordem do Partido Comunista.

A prefeitura de Pequim disse em dezembro que endureceria seu controle sobre microblogs, que têm importunado autoridades com a rápida disseminação de notícias. O governo disse que daria três meses para usuários registrarem seus nomes verdadeiros ou enfrentarem consequências legais. Outras grandes cidades seguiram o exemplo.

“Atualmente, esse tipo de registro está sendo testado em Pequim, Xangai, Tianjin, Guangzhou e Shenzhen e será estendido a outras cidades quando os programas-piloto se mostrarem bem-sucedidos”, disse o ministro responsável pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado (SCIO), Wang Chen, a repórteres em Pequim.

Uma unidade do SCIO, o Escritório Estatal de Informações da Internet, é a principal agência responsável por regulamentar a Internet.

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Wang disse que verificação nominal será procedimento padrão para novos usuários de microblogs, como o serviço Weibo, da agência de notícias Sina, que permite aos usuários publicar pequenas mensagens opinativas – fazendo uso de no máximo 140 caracteres chineses – que podem alcançar seguidores que recebem os textos instantaneamente.

/ REUTERS

—-Leia mais:Metade dos internautas chineses ‘twittam’Mais de 505 milhões de chineses na rede

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