PUBLICIDADE

‘12345′ e ‘admin’: Reino Unido proíbe uso de senhas fracas em eletrônicos

Fabricantes são obrigados por lei a fornecer senhas fortes e proteger usuários de ataques cibernéticos

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio

O Reino Unido introduziu uma nova lei que proíbe o uso de senhas fracas como “admin” ou “12345″ em dispositivos eletrônicos, com o objetivo de proteger os consumidores contra hackers e ataques cibernéticos.

Desde o dia 29 de abril, fabricantes de smartphones, TVs, consoles de videogame, campainhas inteligentes e outros dispositivos digitais, são obrigados por lei a proteger aparelhos conectados à internet com senhas elaboradas e a incentivar os usuários a alterar senhas comuns.

Fabricantes do Reino Unido agora são obrigados por lei a fornecer senhas fortes e proteger usuários de ataques cibernéticos Foto: Rawf8 - stock.adobe.com

PUBLICIDADE

As empresas também devem publicar detalhes de contato para relatar problemas e ser transparentes sobre a duração das atualizações de segurança.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Jonathan Berry, afirmou que essas leis representam um avanço significativo para um mundo digital mais seguro e são parte da nova lei de segurança de produtos e infraestrutura de telecomunicações, que visa combater o crime cibernético no Reino Unido.

A venda de dados roubados em mercados digitais ilegais aumentou em 145% entre 2022 e 2023 no Reino Unido. Com a nova lei, a região espera conter ataques de ransomware, fraudes e abusos feitos por grupos criminosos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.