Amazon planeja abrir uma rede de supermercados populares, diz jornal
Após a publicação da reportagem do Wall Street Journal com o novo plano da Amazon, as ações de redes de supermercados dos Estados Unidos como Walmart, Kroger e Target, despencaram
PUBLICIDADE
Por Redação Link
O novo supermercado popular da empresa será uma marca independente da Whole Foods, cadeia de supermercados que foi adquirada pela Amazon em 2017 Foto: REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
A Amazon está planejando abrir uma rede de supermercados nos Estados Unidos que venderá produtos a preços baixos, revelou uma reportagem do Wall Street Journal nesta sexta-feira, 1. De acordo com o jornal, a empresa pretender abrir dezenas de lojas, sendo que a primeira será inaugurada em Los Angeles, na Califórnia, até o final deste ano. Após a publicação da reportagem, as ações de redes de supermercados dos Estados Unidos como Walmart, Kroger e Target, despencaram.
PUBLICIDADE
O Wall Street Journal afirmou que o novo supermercado popular da empresa será uma marca independente da Whole Foods, cadeia de supermercados que foi adquirada pela Amazon em 2017 por US$ 13,7 bilhões. Ainda não há informação sobre qual será o nome da rede de supermercados da Amazon.
Os supermercados da Amazon serão pequenos: deverão ter a metade do tamanho dos estabelecimentos tradicionais. Segundo a reportagem, a Amazon está negociando a abertura do novo supermercado em shoppings em São Francisco, Seattle, Chicago, Washington e Philadelphia.
O Wall Street Journal destaca que a Amazon está interessada em aquisições para integrar à sua estratégia – redes regionais pequenas de supermercado seriam boas candidatas para o negócio.
O interesse da Amazon em incluir supermercados em seu império ficou claro desde a aquisição da Whole Foods em 2017. A aposta pode parecer paradoxal, já que o negócio da Amazon é baseado em vendas digitais. Porém, o professor Fernando Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse anteriormente ao Estado que foi a partir dessa tacada que a Amazon começou a ganhar impulso na Bolsa. A aquisição, disse ele à reportagem em agosto de 2018, quando a Amazon bateu US$ 1 trilhão, deu à empresa de Bezos vantagem estratégica na hora de distribuir produtos. A criação da rede de supermercados populares é mais uma investida da gigante de tecnologia na expansão dos negócios digitais para o mundo físico.
28 fatos sobre a história da Amazon
1 / 1528 fatos sobre a história da Amazon
Estudo
Para decidir o que a Amazon ia vender, Bezos pesquisouo que as pessoas comprariam pela internet. O primeiro item era música. Só que Bezos não consider... Foto: ReutersMais
Fundo de quintal
O primeiro escritório de Bezos foi a sua própria garagem. Naquela época, ele precisava apenas de um pequeno espaço para armazenar os livros doestoque ... Foto: ReproduçãoMais
Abracadabra
A ideia de Bezos era usar o nome Cadabra no site, como uma abreviação da palavra "Abracadabra". Só que ele acabou desistindo da ideia quando um amigo ... Foto: ReutersMais
Lançamento
Apesar de aideia ter começado a florescer em 1994, a plataforma só foi lançada em 1995, quando Bezos levantoucerca de US$ 1 milhão com 20 amigos e alg... Foto: ReproduçãoMais
Exportação
A primeira venda feita para fora dos Estados Unidos foi para Gênova, na Itália. O livro eraRanks of Bronze, de David Drake. Foto: Reprodução
Sucesso
Em seu primeiro mês de atividade, a Amazon enviou livros para 45 países e para todos os 50 estados americanos. Foto: EFE
Nuvem
Em 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), que é o serviço de computação em nuvem da empresa, em que dados são armazenados e processados em... Foto: REUTERS/Chris HelgrenMais
Faturamento
Em apenas três meses no ar, a Amazon já faturava US$ 20 mil por semana. No ano passado, o faturamento da empresa foi de US$ 107bilhões. Foto: Reuters
Trabalho extra
Para conseguir suprir a demanda de pedidos, os poucos funcionários iniciais da Amazon trabalhavam mais de 12 horas por dia. Hoje, são mais de 230,8 mi... Foto: ReutersMais
Estoque
Para ajudar a organizar o imenso estoque da empresa, a Amazon usa robôs. Eles foram criados pela Kiva Systems, uma empresa de robótica comprada em pel... Foto: ReproduçãoMais
Guia
Durante os primeiros anos da Amazon, o livro mais vendido era um guia de como fazer seu próprio site. Foto: Reuters
Físico
No final de 2015, a empresa de Jeff Bezos inaugurou a sua primeira livraria física, em Seattle, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
Fogo
Em 2014, a Amazon lançou o seu próprio smartphone: o Fire Phone. Entretanto, o celular foi um fracasso de vendas e, apenas um ano depois, foi desconti... Foto: ReutersMais
Alexa
A Amazon, também em 2014, resolveu apostar no Echo, uma caixa de som equipada com a assistente pessoal da empresa, a Alexa. Foto: Divulgação
Amazon Go
A Amazon inaugurou a sua loja física, chamada de Amazon Go, em janeiro de 2018. Localizada em Seattle, com 167 metros quadrados, a Amazon Go parece co... Foto: Lindsey Wasson/ReutersMais