PUBLICIDADE

Facebook dá adeus ao 'joinha'

Rede social muda botão de 'curtir' para páginas de terceiros, trocando polegar para cima por seu logotipo

Por Bruno Capelas
Atualização:

Rede social redesenha botão de ‘curtir’ para páginas de terceiros, trocando símbolo do polegar para cima por seu próprio logotipo

SÃO PAULO – Toda empresa passa por mudanças, e com o Facebook não é diferente: a partir desta quinta-feira, o botão de ‘curtir’ que o Facebook utiliza em páginas de terceiros (como você pode ver aqui no Link, para recomendar este e outros textos) ganhará uma nova cara.

 
 

PUBLICIDADE

No lugar do ‘joinha’, o gesto com os polegares para cima em sinal de aprovação, o Facebook passará a usar um botão em azul mais escuro que o atual, o seu logotipo (o “f” característico) e um Like escrito em fonte Helvetica.

Pode parecer uma transição simples, mas trata-se de uma marca que aparece em 7,5 milhões de sites diferentes, e é visualizada aproximadamente 22 bilhões de vezes por dia. Lançado em 2010, o botão está passando por mudanças pela primeira vez.

Além disso, o Facebook também passará a incentivar os sites para que usem não só o botão de ‘curtir’, mas também o de ‘compartilhar’, esperando que os usuários entendam a diferença entre eles: o primeiro posta automaticamente na linha do tempo de cada perfil, enquanto o segundo deixa o usuário adicionar alguma descrição de texto àquele link.

Entretanto, o ‘joinha’ não vai sumir completamente: o Facebook não informou nenhuma alteração em sua presença dentro da própria rede social.

Os novos modelos de botão ‘curtir’ e ‘compartilhar’. FOTO: Reprodução  Foto:
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.