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PlayStation responde por 78% do lucro da Sony no 2º trimestre

Divisão de videogames foi a mais importante da empresa entre abril e junho; no geral, japonesa teve queda de 42% na rentabilidade

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto: Reuters

A japonesa Sony divulgou nesta sexta-feira, 29, os seus resultados financeiros para o período entre os meses de abril e junho de 2016 com uma surpresa para o mercado. Sua divisão de Games & Network Services – responsável pela linha de videogames PlayStation, além da loja PlayStation Store e da rede de jogos online PlayStation Network (PSN) – teve lucro de US$ 427 milhões, respondendo por 78% do lucro da empresa total – no 2º trimestre, a Sony lucrou US$ 546 milhões ao todo. 

Dois fatores em especial contribuíram para o resultado: o primeiro foi o crescimento no faturamento da divisão de PlayStation – 14% na comparação com o mesmo período do ano passado, sendo um total de US$ 3,2 bilhões. "Tivemos um crescimento significativo nas vendas de jogos para PS4, especialmente através da PSN", declarou a empresa. Além disso, 3,5 milhões de PlayStation 4 foram vendidos durante o período – ampliando a vantagem do console no mercado de games, com 43,5 milhões de unidades vendidas, contra cerca de 20 milhões do Xbox One, da Microsoft. 

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Sensores. A outra razão foi que um terremoto em abril atingiu uma das principais fábricas de sensores da empresa – outro de seus setores altamente rentáveis, enquanto operações como smartphones têm tido problemas nos últimos meses. A companhia estimou que o impacto do terremoto de abril será de US$ 783 milhões, menos do que a previsão anterior de US$ 1,13 bilhões. 

"Não mudamos nossa visão de que sensores de imagem serão boas fontes de lucro no médio e longo prazo", disse o diretor financeiro da empresa, Kenichiro Yoshida, em uma conferência a investidores. 

Segundo Yoshida, a Sony está em negociações com montadoras e fabricantes de peças para automóveis, em busca de desenvolver novos projetos. "Esperamos ter boas receitas com eles em 2019 e 2020", disse Yoshida. 

Para o atual ano fiscal, que se encerra em março de 2017, a Sony já disse que seu negócio de sensores de imagem terá potencial limitado de faturamento, devido aos problemas pós-terremoto. O lucro máximo da empresa para o próximo ano fiscal deve ser de US$ 2,9 bilhões, em crescimento de 2% na comparação com o ano anterior (entre março de 2015 e março de 2016)./ COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

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