Nova versão para iOS e Android tem como principal atrativo editor de fotos com filtros
SÃO PAULO – O Google lançou nesta segunda-feira, 25, uma atualização do seu aplicativo do Google+ para os sistemas Android e iOS. A nova versão tem um visual mais parecido com a versão para desktop e dá ênfase para fotos e comunidades.
—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram
A principal mudança é a inclusão de um editor de fotos com filtros, que também permite cortar e mudar a posição da foto. O brilho, o contraste e a saturação da imagem podem ser alterados deslizando os dedos para cima e para baixo ou da esquerda para a direita. Com um toque, também é possível comparar a versão original da foto com a editada. A nova função é resultado da compra da empresa alemã Nik Software, criadora do aplicativo de fotos Snapseed, concorrente do Instagram, em setembro no ano passado.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZISZTW5H7ZPKHD7H77DA75NQNA.jpg?quality=80&auth=22c3d7b562eb83239f40ce2d7afab07bae0ff9b2d4e590b07c33c486bbc0b08d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZISZTW5H7ZPKHD7H77DA75NQNA.jpg?quality=80&auth=22c3d7b562eb83239f40ce2d7afab07bae0ff9b2d4e590b07c33c486bbc0b08d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/ZISZTW5H7ZPKHD7H77DA75NQNA.jpg?quality=80&auth=22c3d7b562eb83239f40ce2d7afab07bae0ff9b2d4e590b07c33c486bbc0b08d&width=1200 1322w)
A visualização dos posts também ficou com um layout mais limpo e exibe mais texto do post original, assim como comentários. Ao clicar em uma foto, link ou vídeo, o usuário é direcionado imediatamente para a página de visualização do conteúdo. Os botões de ação para compartilhar e comentar o conteúdo e o +1 também estão mais proeminentes na página. É possível ver um álbum inteiro de fotos sem precisar migrar para a página do álbum separadamente.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7CPFQESUDZOYXM7A6FXW6MAZFY.jpg?quality=80&auth=3c53b4c5d3fc0a1993cad43b663ea95725ae7dddbd4044b0ce1d99f7b08faa42&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7CPFQESUDZOYXM7A6FXW6MAZFY.jpg?quality=80&auth=3c53b4c5d3fc0a1993cad43b663ea95725ae7dddbd4044b0ce1d99f7b08faa42&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/7CPFQESUDZOYXM7A6FXW6MAZFY.jpg?quality=80&auth=3c53b4c5d3fc0a1993cad43b663ea95725ae7dddbd4044b0ce1d99f7b08faa42&width=1200 1322w)
O usuário também poderá indicar sua localização no seu perfil do Google+, se desejar. A atualização é exibida no alto do perfil, em meio a informações como o nome e a cidade natal, e pode ser exibida para grupos específicos.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VFPICYQEVNKETBHCEZ2MJISGR4.jpg?quality=80&auth=e455e2f52f1df6ed45ae55c454d2dce47dae9cd2c0c5e1cb11af288055861db6&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VFPICYQEVNKETBHCEZ2MJISGR4.jpg?quality=80&auth=e455e2f52f1df6ed45ae55c454d2dce47dae9cd2c0c5e1cb11af288055861db6&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/VFPICYQEVNKETBHCEZ2MJISGR4.jpg?quality=80&auth=e455e2f52f1df6ed45ae55c454d2dce47dae9cd2c0c5e1cb11af288055861db6&width=1200 1322w)
Uma nova função nas comunidades do Google+ permite que o usuário controle o “volume” dos grupos do qual faz parte. Isso quer dizer que se as postagens em um grupo se tornarem muito frequentes, é possível parar de receber totalmente as postagens. Também é possível convidar pessoas para uma comunidade e criar posts direto do celular. Foram incluídas funções de administrador, como banir novos usuários e moderar conteúdo.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/2F5IHBAHDZLALC2SH3ZIKC7PIA.jpg?quality=80&auth=5999514d28bf693fd2004f90100982b2d20286b1846c7a337b0f42b64ca8e4f1&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/2F5IHBAHDZLALC2SH3ZIKC7PIA.jpg?quality=80&auth=5999514d28bf693fd2004f90100982b2d20286b1846c7a337b0f42b64ca8e4f1&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/2F5IHBAHDZLALC2SH3ZIKC7PIA.jpg?quality=80&auth=5999514d28bf693fd2004f90100982b2d20286b1846c7a337b0f42b64ca8e4f1&width=1200 1322w)
O que achou das mudanças? Comente!
—-Leia mais: • Novo feed de notícias do Facebook destaca conteúdo visual