Bancos ampliam oferta de serviços

Instituições financeiras aproveitam nova plataforma eletrônica para fidelizar antigos clientes e conquistar novos

, O Estadao de S.Paulo

30 Outubro 2009 | 00h00

Os grandes bancos do País disputam, neste momento, uma corrida de velocidade para conseguir mais clientes para o sistema de débito direto autorizado e oferecer novos serviços sobre a plataforma eletrônica. O Bradesco se preparou com muito treino. Por meio de workshops com clientes, reuniões e treinamentos de equipes, o banco iniciou três meses antes da inauguração do DDA uma ampla rodada de pré-cadastramento no sistema.

Nesse processo, até um chat em que chegaram 401 perguntas contou com a participação de profissionais graduados da instituição. "Respondemos uma a uma", lembra o diretor Paulo de Tarso Monzani. Como resultado dos esforços, o banco exibe hoje o maior número de clientes cadastrados no sistema: 415 mil.

A antecipação proporciona ao Bradesco a dianteira no quesito ofertas de novos serviços a partir da plataforma do DDA. O banco já disponibiliza para os clientes um programa de gerenciamento de caixa para pessoas físicas e jurídicas capaz de agendar pagamentos para datas mais convenientes para o usuário. O sistema Office Banking Bradesco Plus, voltado para pequenas e médias empresas, oferece instrumentos para contas a pagar e receber.

Até o download de um programa de organização do fechamento diário do caixa, com o qual se estima a economia de até quatro horas nas operações feitas pelas empresas no fim de cada dia, pode ser acessado gratuitamente pelos clientes cadastrados no DDA.

As pessoas físicas ganharam o Net Finanças Pessoais para o controle de suas contas, planejamento orçamentário e gerenciamento de suas posições financeiras. "Queremos estar na fronteira", resume o gerente de Cash Management Rizélcio Macedo de Oliveira, o técnico destacado pelo banco para atuar, nos últimos três anos, no desenvolvimento do DDA.

Pelo Itaú, a diretora de Produtos de Pessoa Jurídica, Sandra Bodeguim, também vê motivos para comemorar. "Temos 350 mil clientes cadastrados, ou 26% do total da base do sistema DDA, o que é ótimo", diz.

O banco já disponibiliza um sistema pelo qual seus clientes podem marcar um valor limite para o pagamento de contas pelo sistema, numa mescla do débito automático com o autorizado. "Se a conta de telefone, por exemplo, ultrapassar o valor que esse cliente estipulou, o sistema breca o pagamento", diz Sandra. Ela acredita que a visualização pelos bancos das movimentações dos clientes dos concorrentes será saudável para todos.

"As carteiras vão ganhar qualidade", diz. Ela defende o direito de os bancos, eventualmente, cobrarem por novos serviços agregados à plataforma DDA. "Se ocorrer a personalização do serviço a pedido do cliente, não vejo porque não se possa cobrar por isso."

O Santander divulgou nota oficial na qual afirma "já estar totalmente apto a operar" no sistema. Um dos principais focos do banco, na etapa anterior de instalação do DDA, foi trabalhar na educação financeira de clientes e funcionários, ressaltando que o sistema é um avanço sobre o modelo anterior.

Entre os diferenciais que o banco oferece está uma solução integrada na qual os clientes podem administrar não só os boletos apresentados via DDA, mas também realizar pagamentos de contas, recargas de celulares e transferências. Outro ponto destacado é a possibilidade de se fazer a impressão de uma segunda via do comprovante eletrônico de pagamento, em caso de necessidade específica.

O Grupo Santander Brasil apresentará aos clientes cadastrados soluções que podem resolver uma eventual deficiência de recursos para quitar compromissos, como o Santander Master e o Realmaster, que oferece 10 dias sem juros e a possibilidade de parcelar o saldo com a metade dos juros. Para as empresas, o grupo está oferta o SuperGiro Premium, uma linha de capital de giro pela qual o cliente pode ser bonificado em até duas parcelas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.