Genes afetam evolução do ecossistema inteiro, diz estudo

Um grupo internacional de cientistas descobriu que, além de controlar características individuais como cor ou tamanho, os genes de um único organismo também ditam o comportamento de milhares de outros organismos numa comunidade. Esses genes influenciam a evolução de ecossistemas inteiros. "Estamos abrindo todo um novo campo de pesquisa", disse o principal autor do estudo, Tom Whitham, da Universidade do Norte do Arizona. O trabalho de Whitman e colegas será publicado na edição de julho da revista Nature Reviews Genetics. "O que fizemos foi mirar numa espécie fundadora, porque nem todas as espécies têm a mesma importância ecológica", disse ele. As espécies fundadoras, ou chave, neste caso é uma espécie de árvore do oeste dos EUA. Entre os genes estudados, estão os que controlam o nível de tanino na planta. Diferentes indivíduos da mesma espécie de árvore têm diferentes níveis de tanino.Os níveis de tanino da árvore controlam toda a estrutura da floresta, de acordo com Whitham. O tanino afeta a taxa de decomposição das folhas das árvores, o que por sua vez afeta a fertilidade do solo, o que afeta os micróbios do solo, o que afeta os insetos que vivem no solo ou comem as folhas, afetando os pássaros que se alimentam dos insetos, e assim por diante.No artigo para Nature Reviews Genetics, Whitman e colegas discutem como essas características do ecossistema podem ser vistas como hereditárias - isto é, a descendência de uma árvore provavelmente sustentará as mesmas comunidades de organismos e os mesmos processos ecológicos que os pais sustentaram.Essa idéia poderá ter conseqüências importantes nos esforços de preservação da biodiversidade. "Não basta salvar as espécies ameaçadas. É preciso garantir uma alta diversidade genética das espécies fundadoras", disse Jennifer Schweitzer, uma co-autora do artigo. A pesquisa também revela uma nova complicação na avaliação dos efeitos da introdução de espécies transgênicas no ambiente, já que isso poderia afetar a evolução do ecossistema todo.

Agencia Estado,

24 de julho de 2006 | 18h02

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.